Sonata n.1 para Piano e Divertimento para Cordas de Edino Kriger

Autores

  • Bruna Vieira Universidade Federal do Piauí
  • Cristina Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fredi Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54625

Palavras-chave:

análise comparativa, adaptações idiomáticas, re-composição, Edino Krieger

Resumo

Estudo comparativo entre a Sonata n.1 para piano e sua transcrição intitulada Divertimento para cordas de Edino Krieger, obras que integram o segundo período de criação do compositor, marcado pela tendência neoclássica e utilização de temas de caráter brasileiro. Ao investigar as adaptações idiomáticas ocorridas no processo de transcrição, são traçados paralelos entre a escrita pianística do compositor e elementos idiomáticos dos instrumentos de cordas.

Biografia do Autor

  • Bruna Vieira , Universidade Federal do Piauí

    Bruna Vieira é pianista, licenciada em Educação Artística (Habilitação em Música) pela Universidade Federal de Uberlândia, bacharel em Música (Piano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mestre em Práticas Interpretativas (Piano) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de piano, integra o corpo docente do curso de Educação Artística da Universidade Federal do Piauí.

  • Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Cristina Capparelli Gerling, M.M., D.M.A., é pianista e pesquisadora. Professora titular de piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música desta instituição como orientadora de mestrado e doutorado. Na sua intensa atuação acadêmica e artística tanto no Brasil quanto no exterior, tem sido convidada a apresentar-se em recitais e conferências. Com CDs gravados com música brasileira, o resultado de suas pesquisas sobre o repertório pianístico latino-americano pode ser conferido no site www.ufrgs.br/gppi.

  • Fredi Gerling , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Fredi Gerling, M.M., D.M.A., é violinista regente e professor de violino na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música desta instituição como orientador de mestrado. É convidado freqüente para atuar em festivais de música como orientador de professores de cordas e da pedagogia do violino.

Referências

APPLEBY, David P. The music of Brazil. Texas: University of Texas Press, 1983. p. 162.

BACH, Johan Sebastian. Suite n. 2 in D Minor, BWV 1008. New York: Dover Publications, 1988.

BARANCOVSKI, Ingid; GANDELMAN, Saloméa. Edino Krieger___Obras Para Piano. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, Uni-Rio, n. 3, p. 25-56, 1999.

BARRENECHEA, Lúcia Sílvia; GERLING, Cristina Capparelli. Villa-Lobos e Chopin: o diálogo musical das nacionalidades. Série Estudos, Três Estudos Analíticos, Porto Alegre, v. 5, p. 57, dez. 2000.

EISEN, Cliff; UNVERRICHT, Hubert. Divertimento. In: SADIE, Stanley (Ed). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers Limited, 2001, v.7, p.392.

KENNAN, Kent Wheiler. The Technique of Orquestration. 2ª ed. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, 1970.

KRIEGER, Edino. Divertimento para cordas. Rio de Janeiro: LK Produções Artísticas, 1983.

_______________. Sonata n. 1 para piano. Rio de Janeiro: LK Produções Artísticas, 1983.

VIEIRA, Bruna Maria de Lima. Sonata n. 1 para piano e Divertimento para Cordas de Edino Krieger: Um Estudo Comparativo. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Artigo (Mestrado em Práticas Interpretativas), Programa de Pós-Graduação em Música: Mestrado e Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Sonata n.1 Para Piano E Divertimento Para Cordas De Edino Kriger”. 2009. Per Musi, nº 19 (janeiro): 35-46. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54625.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)