Terra Selvagem, Lamentos da Terra e Alternâncias

o componente octatônico nas últimas três peças para piano de Bruno Kiefer

Autores

  • Cristina Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57693

Palavras-chave:

Bruno Kiefer, análise musical, componente octatônico, música brasileira para piano, performance musical

Resumo

Tendo gravado a obra para plano solo de Bruno Kiefer, constatei a presença de sonoridades recorrentes cuja conformação coincide com o conteúdo intervalar das coleções octatónicas. Estas configurações intervalares e as sonoridades decorrentes contribuem na formação de um universo sonoro característico. Para defini-lo, mapeei os gestos musicais de cada uma das três últimas peças para piano Terra Selvagem, Lamentos da Terra e Alternâncias utilizando o programa "PCN" de Jamary Oliveira. Este texto é o resultado desta interpretação analítica.

Biografia do Autor

  • Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    M.M., D.M.A., pianista e pesquisadora, é professora titular de piano e orientadora de mestrado e doutorado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com atuação significativa na vida musical e acadêmica do país, tem publicado regularmente sobre análise musical no Brasil e nos Estados Unidos. Recentemente lançou o CD Música Latino-americana para Piano na série INTERMÚSICAS e organizou a publicação da série 5 dos Cadernos de Estudos Três Estudos Analiticos: Villa-Lobos, Mignone e Camargo Guarnieri do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.

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Publicado

2001-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Terra Selvagem, Lamentos Da Terra E Alternâncias: O Componente octatônico Nas últimas Três peças Para Piano De Bruno Kiefer”. 2001. Per Musi, nº 04 (janeiro): 52-71. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57693.

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