Fenomenologiaaplicada à performance musical

um recorte na peçaBajulans de Manoel Dias de Oliveira

Autores

  • Sérgio de Figueiredo Rocha Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54817

Palavras-chave:

música colonial brasileira, fenomenologia da música, performance musical

Resumo

O presente trabalho propõe a análise musical fenomenológica como ferramenta facilitadora no processo de performance. A peça em questão é Bajulans, do Moteto de Passos, do compositor colonial mineiro Manoel Dias de Oliveira (1734/5-1813). Entender como se estrutura uma peça do ponto de vista harmônico e aplicar sobre ela uma análise musical fenomenológica é um dos procedimentos que podem contribuir para uma melhor elaboração interpretativa da mesma. A análise fenomenológica da música ainda é uma abordagem pouco usual na prática interpretativa. Contudo, parâmetros eminentemente subjetivos, como a vivência do intérprete em performance, têm se revelado bastante significativos para a pesquisa em música.

Biografia do Autor

  • Sérgio de Figueiredo Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei

    Sérgio de Figueiredo Rocha possui Graduação em Educação Física (1988), Medicina (1995) e Música (2002), todas concluídas na UFMG; Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (1999), Especialização em Música Brasileira pela UEMG (2001) e Mestrado em Música pela UFMG (2005). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Nessa instituição tem se inserido em atividades de extensão como o Coral de Trombones e participou da organização de eventos como os “Vertentes Musicais I e II”, atividade cuja principal proposta foi pensar a prática musical a partir de vários olhares do saber. Em 2005 publicou o livro: “Memória: uma chave afetiva para a música”, cuja essência e interesse é a inter-relação entre neurociências, psicologia e música. Desde a criação do curso de música na Universidade Federal de São João del Rei, participa do Grupo de Pesquisa organizado pelo Departamento de Música daquela instituição chamado “Vertentes Musicais”, o qual é cadastrado no CNPq.

Referências

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Publicado

2008-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Fenomenologiaaplicada à Performance Musical: Um Recorte Na peçaBajulans De Manoel Dias De Oliveira”. 2008. Per Musi, nº 18 (janeiro): 90-94. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54817.