O "fator atrasado" na música brasileira: evolução, características e interpretação

Autores

  • Tânia Mara Lopes Cançado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57806

Palavras-chave:

fator atrasado, MPB, música popular brasileira, tango brasileiro, chôro, interpretação musical, práticas de performance, ritmos brasileiros

Resumo

Este estudo, que deriva da tese de doutoramento Uma Investigação sobre os ritmos africanos e haitianos no desenvolvimento da Habanera Cubana, do Tango/Chôro Brasileiro e do Ragtime Norte-Americano - 1791 a 1900 (Shenandoah University, 1999), busca delinear a evolução do "fator atrasado" presente na Música Popular Brasileira (MPB) com vistas à sua interpretação no Tango Brasileiro e Chôro.

Biografia do Autor

  • Tânia Mara Lopes Cançado, Universidade Federal de Minas Gerais

    é professora de Piano, Música Brasileira e Educação Musical na Escola de Música da UFMG. Doutora em Educação Musical pola Shenandoah University, EUA, defendeu a tese Uma Investigação sobre os ritmos africanos e haitianos no desenvolvimento da Habanera Cubana, do Tango/Chôro Brasileiro e do Ragtime Norte-Americano - 1791 a 1900. Tem apresentado recitais de música brasileira nos Estados Unidos e Europa e nas principais salas de concerto do Brasil. Lançou o CD Tributo a Ernesto Nazareth, indicado para o Prêmio Sharp em 1994, е о CD Conexão, no qual interpreta um repertório para piano solo e música de câmara, com obras das três Américas, fortemente influenciadas pela música aflicana. Criou e dirigiu o CEM - Centro de Musicalização Infantil da UFMG, foi Diretora da Escola de Música da UFMG de 1990 a 1994 e sua Vice-Diretora no período de 1986 a 1990.

Referências

ALVARENGA, O. A influência negra na música Brasileira. Boletim Latino Americano de Música. v. 6, 1946. p. 357-407.

ANDRADE, M. Modinhas imperiais. São Paulo: Martins, 1964.

_______. Dicionário musical Brasileiro. BH: Editora Itatiaia, 1989

_______. Ensaio sobre música Brasileira. São Paulo: I. Chiarato, 1972.

_______. Aspectos da música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins, 1965.

ARAÚJO, M. J. Ernesto Nazareth. Revista Brasileira de daltura. (Ano IV, n.12). p. 23-28, 1972.

_______. A Modinha e o Lundu no século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963.

APPLEBY, D. P. The music of Brazil. Austin: University of Texas Press, 1983.

AROM, S. Structuration du temps dans le musiques d'Afrique centrale: periodicité, mètre, rythmique et polyrythmie. Revue de Musicologie. (LXX/1). p. 5-36, 1984.

_______. Polyphonies et polyrythmies instrumentales d'Afrique centrale Structure et methodologie. (V. 1). Paris: SELAF, 1985.

_______. Polyphonies et polyrythmies instrumentales d'Afrique centrale - Structure et methodologie (V. 2). Paris: SELAF, 1985.

BAPTISTA, S. Ernesto Nazareth na música Brasileira - Ensaio histórico-científico. Rio de Janeiro: Baptista Siqueira, 1967.

_______. Três vultos históricos da música Brasileira. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Araújo, 1969

BÉHAGUE, G. Music in Latin America: An introduction. Englewood Clifs, New Jersey: Prentice-Hall, 1979.

_______. Biblioteca da Ajuda (Lisbon) Mss. 1595/1596: Two Eighteenth-Century anonymous collections of Modinhas. Anuário do Instituto Interamericano de Pesquisa Musical. v. IV. pp. 44-81, 1968.

BERLIM, A. E. Piano Ragtime: A musical and cultural study. NY: The City University of New York, 1976. (Tese, Doutorado).

CANÇADO, T. [A música original Haitiana no Voodoo e danças folclóricas: um videotape e cassete gravado no Haiti), Maio, 1997.

_______. "An Investigation of African and Haitian rhythms on the development of the Cuban Habanera, Brazilian Tango/Chôro Brasileiro and American Ragtime - 1791 to 1900". Winchester, VA, Shenandoah University, 1999. (Tese, Doutorado).

CARPENTIER, A. La musica en Cuba. Mexico: Editorial Melo, S. A., 1980.

FERNANDEZ, R. A. P. La binarization de los ritmos ternarios Africanos en America Latina Habana. Casa de Las Americas, 1988.

GALLET, L. Estudos de folclore. Rio de Janeiro: Carlos Werhs, 1934

GARCIA, T. G. C. The Brazilian choro: Music, politics and performance musical supplement. Duke University, 1997. (Tese, Doutorado).

KIEFER, B. A modinha e o lundu. Porto Alegre: Editora Movimento, 1978.

_______. Música e dança popular - Sua influência na música erudita. Porto Alegre: Editora Movimento, 1990.

KOLINSKI, M. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. (vol. 8). London: Macmillan, 1980.

KUBIK, G. Angolan traits in black music, games and dances of Brazil. A study of African cultural extensions overseas. Lisboa: Junta de investigações científicas do Ultramar. Centro de estudos de antropologia cultural, 1979.

LUCAS, G. Os Sons do Rosário, um estudo etnomusicológico do Congado Mineiro - Arturo e Jatobá. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999. (Dissertação, Mestrado).

MAULTSBY, P. K. West African influences and retentions in U.S. black music: A sociocultural study. More than dancing - Essays on Afro-American music and musicians. Connecticut: Greenwood Press, 1985. p. 25-57.

MUKUNA, K W. Contribuição Bantu na música popular Brasileira. São Paulo: Global, 1979.

MURICY, A. Ernesto Nazareth. Cadernos Brasileiros. (Ano V, n 3). p. 47-50, 1963, Maio/Junho.

NKETIA, J. H. K. The music of Africa. London: Victor Gollanez, 1975.

ORTIZ, F. Estudios etnosociológicos. Havana, Cuba: Editorial de Ciencias Sociales, 1991.

SACHS, C. (1953). Rhythm and tempo - A study in music history. NY: Norton & Company, Inc., 1953.

SANDRONI, C. (1996). Transformations de la samba à Rio de Janeiro: 1917-1933. Université de Tours: France, 1996. (Tese, Doutorado).

SLONIMSKY, N. La musica de America Latina. Buenos Aires: Libreria y Editorial "El Ateneo", 1947.

SOUTHERN, E. The music of black Americans: A history. New York: Norton & Company, Inc., 1971.

STEVENSON. R. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. (Vol. 10 e 17). London: Macmillan, 1980.

VEGA, C. Las danzas populares Argentinas. Buenos Aires: Ministerio de Educacion de La Nación, 1952.

WATERMAN, G. Ragtime. The art of jazz - Ragtime to bebop. NY: Dacapo Press, Inc., 1959.

Downloads

Publicado

2002-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O ‘fator Atrasado’ Na Música Brasileira: Evolução, características E interpretação”. 2002. Per Musi, nº 02 (janeiro): 5-14. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57806.