Uma realização rítmica de Kalenda Maya de Raimbaut de Vaqueiras

Autores

  • Liduino Pitombeira Universidade Estadual da Louisiana

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55489

Palavras-chave:

Kalenda Maya, trovadores, ritmo medieval, modal, isosilábica, declamatória

Resumo

Aprodução musical dos trovadores nos é transmitida através de aproximadamente quarenta manuscritos, dos quais somente quatro contêm notação musical. Informações relativas ao aspecto rítmico não estão disponíveis em virtude desses manuscritos serem escritosem notação não-mensurada. Este artigo propõe uma alternativa para a interpretação rítmica da estampida Kalenda Maya de Raimbaut de Vaqueiras com base nas teorias rítmicas aplicadas à músicados trovadores. Com o objetivo de melhor assimilar alguns dos critérios utilizados na edição deste tipo de música, adicionou-se um breve exame dessas teorias rítmicas, incluindo algumas realizações de Kalenda Maya derivadas das mesmas.

Biografia do Autor

  • Liduino Pitombeira, Universidade Estadual da Louisiana

    Liduino Pitombeira (Brasil, 1962) é professor assistente visitante de Composição na Universidade Estadual da Louisiana (EUA), onde obteve seu doutorado em Composição com uma especialização em Teoria sob a orientação de Dinos Constantinides. Ele também estudou Composição no Brasil com José Alberto Kaplan, Tarcísio José de Lima e Vanda Ribeiro Costa. As performances de suas obras foram realizadas pelo Quinteto de Sopro da Filarmônica de Berlim, pela Sinfonietta da Louisiana, pelo Quarteto de Saxofones Red Stick, pelo Trio de Nova Música da Universidade de Nova York, pela Orquestra Sinfônica do Recife (Brasil), Syntagma, Orquestra Filarmônica de Poznan (Polônia) e pela Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Brasil). Ele recebeu vários prêmios de composição no Brasil e nos EUA, incluindo o primeiro prêmio no Concurso de Composição Camargo Guarnieri em 1998 e o primeiro prêmio no Concurso de Composição "Sinfonia dos 500 Anos". Também recebeu o Prêmio de Compositor Distinto do Ano da MTNA-Shepherd em 2003 por sua peça “Paisagens Brasileiras No. 1”. Pitombeira é membro da ASCAP, da College Music Society, da Society of Composer Inc., da National Association of Composers-USA, do American Music Center e da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Suas peças são publicadas pela Cantus Quercus, Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale.

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Publicado

2005-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Uma realização rítmica De Kalenda Maya De Raimbaut De Vaqueiras”. 2005. Per Musi, nº 12 (julho): 95-104. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55489.