As velhas amas das óperas venezianas seiscentistas
um elo entre o teatro falado e cantado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54929Palavras-chave:
ópera veneziana, teatro, commedia dell’arteResumo
A partir da análise dos personagens de velhas amas de leite e de velhas em geral se definirão as relações e os limites de convergência entre o teatro falado e cantado do século XVII. Depois de traçar um breve histórico destes personagens no teatro falado, examinaremos a entrada destes nos libretos de ópera italianos, concluindo com algumas observações relativas a questões musicais e de práticas performáticas. A presença de velhas amas nos libretos venezianos em torno de 1660 era considerada fundamental para o sucesso da ópera, ao lado de outros topoi fixos. A tradição destes personagens, no teatro falado e cantado, demonstra que eram interpretados por homens “en travesti”. Este é um ponto crucial que nos oferece a possibilidade de refletir sobre questões de performance, mas também sobre a percepção seiscentista das velhas mulheres.
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