Retórica e elaboração musical no período barroco
condições e problemas no uso das categorias da retórica no discurso crítico
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55050Palavras-chave:
Barroco, retórica musical, análisis musical, teoría musicalResumo
A teoria musical quinhentista e seiscentista buscou sistematizar em diversos tratados aquilo que seria uma retórica musical, estabelecendo relações e analogias entre as categorias da retórica da palavra e os dispositivos composicionais intrínsecos ao campo musical. Instrumentos incontornáveis, sem dúvida, para compreender a penetração da arte da eloqüência no pensamento e na prática musicais do período, estes tratados não deixam de causar um desconforto quando se trata de empregá-los como subsídio analítico: abordando a retórica clássica de maneira parcial ou redutora muitas vezes, ou apresentando discordâncias significativas entre si, eles nos obrigam a uma interrogação sobre a viabilidade, as dificuldades e as possibilidades do emprego das teorias da retórica na abordagem dos objetos musicais, tanto no âmbito da elaboração crítica quanto da praxis interpretativa.
Referências
BURMEISTER, Joachim. Musica Poetica. Rostock, 1606.
CACCINI, Giulio. Le Nuove Musiche. Firenze, 1601.
CHARPENTIER, Marc-Antoine. Règles de Composition. Paris, 1690.
FINCK, Hermann. Musica Pratica. Wittenberg, 1556.
FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses – Une archéologie des sciences humaines. s.l., Ed. Gallimard, 1966.
KIRCHER, Athanasius. Musurgia universalis sive ars magna consoni et dissoni. Roma, 1650.
MATTHESON, Johann. Das Neu-eröffnete Orchester, Hamburg, 1713.
______. Der vollkommene Capellmeister. Hamburg, 1739.
MONTEVERDI, Claudio. Quinto libro de madrigali a cinque voci. Venezia, 1605.
QUANTZ, Johann. Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen. Berlin, 1752.
SCHUBART, Christian Friedrich Daniel. Ideen zu einer Ästhetik der Tonkunst. Wien, 1806.
ZARLINO, Gioseffo. Istitutioni Harmonici. Venezia, 1558.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






