A teoria e a análise musical sob o influxo da retórica no período Barroco

Autores

  • Júlio Versolato Universidade Estadual Paulista
  • Dorotea Machado Kerr Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55061

Palavras-chave:

análise musical, teoria musical, retórica musical, música barroca

Resumo

O forte impacto do ‘pensamento retórico clássico’ sobre o contexto cultural Europeu – desde o advento do Humanismo Renascentista até o período Barroco – acabou por determinar uma mudança de paradigma a partir da qual a música passou a ser classificada mais propriamente como uma das belas-artes do que como uma ciência. Neste estudo, investiga-se a configuração dada à análise e à teoria musical sob o influxo dos princípios retóricos em voga no Barroco, considerando as idéias musicais mais representativas do período com relação a suas inovações técnicas e estéticas, às transformações metodológicas que suscitaram, e a seus desdobramentos em direção aos dias de hoje.

Biografia do Autor

  • Júlio Versolato , Universidade Estadual Paulista

    Júlio Versolato é bacharel em violão formado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Atualmente realiza o curso de mestrado em musicologia no Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP. Professor de violão, baixo-elétrico, teoria e análise, e educação sonora; atua no Centro de Formação Musical Viva Música, em SBCampo, e em Oficinas Culturais do estado e das prefeituras da região do ABCD.

  • Dorotea Machado Kerr, Universidade Estadual Paulista

    Dorotéa Kerr é organista, regente coral e professora adjunta do Instituto de Artes da UNESP. Livre-docente em órgão e história da música pelo IA/UNESP, doutora em música pela Universidade de Indiana, Estados Unidos, e mestre em música/órgão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP e é presidente da Comissão de Pesquisa dessa instituição.

Referências

BENT, Ian D. Analysis. In: SADIE, Stanley (Org.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians Vol.1, p.340-388. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.

BUELOW, George J. Rhetoric and music. In: SADIE, Stanley (Org.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians Vol.16, p.793-803. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.

DUNSBY, Jonathan; WHITTALL, Arnold. Music Analysis in Theory and Practice. London and Boston: Faber Music, 1988.

NEVES, José Maria. Villa-Lobos, o choro e os choros. 1ed. São Paulo: Edições Ricordi, 1977.

PALISCA, Claude V. Theory, theorists. In: SADIE, Stanley (Org.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians Vol.18, p.741-762. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.

SAMSON, Jim. Analysis in Context. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking Music, p. 35-54. Oxford: Oxford University Press, 2001 (1ed 1999).

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Teoria E a análise Musical Sob O Influxo Da retórica No período Barroco”. 2008. Per Musi, nº 17 (janeiro): 64-68. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55061.