A teoria e a análise musical sob o influxo da retórica no período Barroco
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55061Palavras-chave:
análise musical, teoria musical, retórica musical, música barrocaResumo
O forte impacto do ‘pensamento retórico clássico’ sobre o contexto cultural Europeu – desde o advento do Humanismo Renascentista até o período Barroco – acabou por determinar uma mudança de paradigma a partir da qual a música passou a ser classificada mais propriamente como uma das belas-artes do que como uma ciência. Neste estudo, investiga-se a configuração dada à análise e à teoria musical sob o influxo dos princípios retóricos em voga no Barroco, considerando as idéias musicais mais representativas do período com relação a suas inovações técnicas e estéticas, às transformações metodológicas que suscitaram, e a seus desdobramentos em direção aos dias de hoje.
Referências
BENT, Ian D. Analysis. In: SADIE, Stanley (Org.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians Vol.1, p.340-388. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.
BUELOW, George J. Rhetoric and music. In: SADIE, Stanley (Org.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians Vol.16, p.793-803. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.
DUNSBY, Jonathan; WHITTALL, Arnold. Music Analysis in Theory and Practice. London and Boston: Faber Music, 1988.
NEVES, José Maria. Villa-Lobos, o choro e os choros. 1ed. São Paulo: Edições Ricordi, 1977.
PALISCA, Claude V. Theory, theorists. In: SADIE, Stanley (Org.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians Vol.18, p.741-762. London: Macmillan Publishers Limited, 1980.
SAMSON, Jim. Analysis in Context. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking Music, p. 35-54. Oxford: Oxford University Press, 2001 (1ed 1999).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.