Os Cinco Prelúdios para violão de Heitor Villa-Lobos e a transcrição para piano de José Vieira Brandão

uma análise comparativa

Autores

  • Daniel Wolff Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Olinda Allessandrini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55091

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Vieira Brandão, violão, transcrição, piano

Resumo

Este artigo discute a transcrição para piano dos Cinco Prelúdios para violão de Heitor Villa-Lobos. O autor das transcrições, José Vieira Brandão, aluno e colaborador de Villa-Lobos, contou com a aprovação do compositor para a publicação das mesmas. Após contextualizar os prelúdios dentro da obra de Villa-Lobos para violão e estabelecer as circunstâncias históricas das transcrições, a discussão enfoca a problemática da adaptação para o piano dos recursos característicos do violão empregados na versão original.

Biografia do Autor

  • Daniel Wolff , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

     

    Daniel Wolff é professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e Professor Visitante (Pós-Doutorado, Capes) da Universität der Künste em Berlim. É Doutor e Mestre em Música (violão) pela Manhattan School of Music de Nova Iorque (bolsas CNPq e Capes), e Bacharel em Música (violão) pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Vencedor de concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, tendo já diversos discos gravados. Como compositor e arranjador, teve suas obras executadas ou gravadas por orquestras e grupos do Brasil, EUA, Argentina, Itália, Alemanha e Inglaterra. Para maiores informações, ver www.danielwolff.com.br. 

  • Olinda Allessandrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

     

    Olinda Allessandrini graduou-se pela Universidade de Caxias do Sul, e obteve o prêmio “Medalha de Ouro” da UFGRS, após concluir o curso de Virtuosidade em Piano. Suas atividades incluem recitais, música de câmara, concertos com orquestras, atividades pedagógicas e colaboração em livros editados. Seu repertório vai do barroco ao contemporâneo, com dedicação especial à música brasileira do presente e do passado. Entre seus CDs destacam-se os dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano” e “Ébano e Marfim”, e também vários outros como pianista convidada. Realizou tournées pela Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Noruega e América Latina. Produz e apresenta o programa semanal “Panorama da Música do Brasil e das Américas”, na Rádio da Universidade (UFRGS), em Porto Alegre.

Referências

ADLER, Samuel. The Study of Orchestration. New York: Norton, 1989.

ALLESSANDRINI, Olinda. Vieira Brandão: depoimento. [1986]. Rio de Janeiro. Entrevista concedida a O. Allesandrini.

ALLESSANDRINI, Olinda. Villa-Lobos por Olinda Alessandrini. Porto Alegre: Art&som, 1992. 1 CD.

BRANDÃO, José Vieira. A obra de José Vieira Brandão. Rio de Janeiro: Rio Arte, 1995, 1 CD

CARLEVARO, Abel. Technique, Analysis and Interpretation of the Guitar Works of Heitor Villa-Lobos: 12 Studies (1929). Heidelberg: Chanterelle, 1988. (Guitar Masterclass. v.3)

ESCANDE, Alfredo. Abel Carlevaro: un nuevo mundo en la guitarra. Montevidéu: Aguilar, 2005.

FERNÁNDEZ, Eduardo. Villa-Lobos New Manuscripts, Guitar Review, New York, n.107, p. 22-28, 1996:

PEREIRA, Marco. Heitor Villa-Lobos: sua obra para violão. Brasília: Musi Med, 1984.

SANTOS, Turíbio. Heitor Villa-Lobos e o violão. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos - MEC, 1975.

SCHIC, Anna Stella. Villa-Lobos: o índio branco. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

VILLA-LOBOS, Heitor. 5 Préludes (transcrits d’après les 5 Préludes pour guitare par José Vieira Brandão). Paris: Éditions Max Eschig, 1970. 1 partitura. Piano.

VILLA-LOBOS, Heitor. Cinq Préludes (1940). Paris: Éditions Max Eschig, 1954. 5 partituras. Violão.

VILLA-LOBOS, Heitor. Choros nº 1. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, 1920. 1 partitura. Violão.

VILLA-LOBOS, Heitor. Choros nº 1. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, 1968. 1 partitura. Piano.

WOLFF, Daniel. Abel Carlevaro: depoimento. [1985-87]. Montevidéu. Entrevista concedida a D. Wolff

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Os Cinco Prelúdios Para violão De Heitor Villa-Lobos E a transcrição Para Piano De José Vieira Brandão: Uma análise Comparativa”. 2007. Per Musi, nº 16 (julho): 54-66. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55091.