O coro infantil e as crianças

vozes que cantam, falam sobre si e sobre o mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.55182

Palavras-chave:

Coro infantil, Sociologia da Infância, Vozes infantis, Crianças, Estado do conhecimento

Resumo

Este artigo debruça-se na análise de teses e dissertações sobre coros infantis realizadas entre 2015 e 2024, com o objetivo de examinar se a infância como marcador social da diferença e as vozes das crianças são abordadas nessas pesquisas. A análise abrange os programas de pós-graduação e linhas de pesquisa, a incidência das publicações ao longo dos anos, as temáticas e o perfil profissional dos autores. Os resultados revelaram a invisibilidade das vozes infantis, priorizando temas relacionados às concepções pedagógicas e à formação técnica dos regentes. Como resultados, destaca-se a necessidade de que mais estudos sobre coros infantis tematizem a infância e contemplem as perspectivas das crianças, reconhecendo-as como informantes centrais na construção de novos olhares sobre a prática coral. Ao adotar essa abordagem, as pesquisas podem promover uma prática musical mais ética, inclusiva e sensível, que respeite e valorize as experiências e contribuições das crianças no ambiente coral.

Biografia do Autor

  • Dhemy de Brito, Universidade do Minho

    Dhemy de Brito é Doutorando em Estudos da Criança (2019), na especialidade de Infância, Cultura e Sociedade, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019), fez Bacharelado em Canto pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e Licenciatura em Música pelo Claretiano - Rede de Educação (2022). Professor Assistente Convidado do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMINHO) e do Grupo de pesquisa mei - música, educação, infância, vinculado ao PPGMUS/UDESC. Como professor, atuou na Educação Básica entre os anos de 2018 a 2022, na cidade de Maringá/PR. Atualmente, é professor da rede pública em Braga/Portugal. Além disso, como palestrante e pesquisador, tem desenvolvido estudos e oficinas sobre o conceito de Polifonia, o qual materializa a construção de políticas promotoras do direito à cultura, à autonomia e ao reconhecimento das vozes das crianças, sobretudo nas relações entre a Sociologia da Infância e a Educação Musical da Infância.

  • Sandra Mara da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Sandra Mara da Cunha é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Graduada em Instrumento-Piano, Licenciada em Música e Especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC. Líder do Grupo de pesquisa mei - música, educação, infância, vinculado ao PPGMUS/UDESC. Tem experiência na área de Artes e da Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, estágio curricular supervisionado em música, sociologia da infância, estudos sociais da infância, educação infantil, pesquisa participativa com crianças, etnografia.

Referências

Andrade, Klesia Garcia. 2015. Projeto “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

Andrade, Klesia Garcia. 2019. Coro Criativo: uma pesquisa-ação sobre a criação musical na prática coral. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

Andrade, Klesia Garcia, Paz, Anaide Maria Alves da, e Pereira, Valdiene Carneiro. 2023. “Canta, canta, minha gente: uma revisão de literatura sobre o coro infantojuvenil nos anais dos Congressos Macionais da ABEM (2001-2019)”. Revista Música. São Paulo, v. 23, n. 1, 1-36, jul.

Amato, Rita de Cássia Fucci. 2009. "A Importância da Regência Coral e da Expressão Vocal Cantada para a (re) qualificação do Educador Musical". In XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical e 15º simpósio Paranaense de Educação Musical. Ensino de Música na Escola: Compromissos e Possibilidades.

Baccili Ribeiro, Cinara. 2016. A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande - MS. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, Brasília.

Brasil. 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8069 de 13 de julho.

Brito, Alan de Araújo de. 2016. Música no Programa Mais Educação: uma pesquisa-ação em uma escola pública de João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

Brito, Dhemy de. Por que e para quem cantamos: ideias de música das crianças no contexto de um coro infantil. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

Brito, Dhemy de. 2024. Polifonia e o direito de voz das crianças: diálogos entre a Sociologia da Infância e a Educação Musical da Infância. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Universidade do Minho, Braga.

Brito, Dhemy de e Beineke, Viviane. 2020. Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?. Revista da Abem, v. 28, 328-343, fev.

Conde, Ana Clara Borges. 2021. Contribuições da Educação Musical para a prática da regência de coros infantis e infantojuvenis: as visões de cinco regentes. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Correia, Valéria da Conceição. 2023. Coral da Escola de Música da Rocinha: um relato do processo de afinação desenvolvido a partir do seu próprio repertório em 25 anos de atividades. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Costa, Cristiano Aparecido. 2010. Projeto Canto Orfeônico no Brasil: uma análise crítica à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Cunha, Sandra Mara da. 2020. Crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo. Childhood & philosophy, v. 27, 1-20.

Cunha, Sandra Mara da, Brito, Dhemy e Oliveira, Sara Gervasio Nascimento. 2022. Educação Musical e sociologia da infância no Brasil: diálogos em construção. Opus, v. 28, 1-21.

Delalande, Julie. 2014. "Le concept d‟enfant acteur est-il dejá perimé? Reflexions sur des ouvertures possibles pour um concept toujours a questionner". AnthropoChildren, Liege, n. 4, 1-8, jan.

Fernandes, Natália. 2005. Os Direitos das Crianças nas encruzilhadas da proteção e participação. Revista eletrônica Zero-a-Seis, Florianópolis, v.7, n. 12, 8-18, jul.

Fernandes, Natália, e Guedes Caputo, Stella. 2020. "Quem tem medo das imagens das crianças na pesquisa? – Contributos para a utilização de imagens na pesquisa com crianças". Sociedad e infancias, v. 5, 5-19.

Fernandes, Natália, e Souza, Luciana França. 2020. "Da afonia à voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão crítica do conceito de voz". Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 15, 970-986, set./dez.

Figueiredo, Sergio. 1990. O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática coral numa perspectiva de Educação Musical. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Gaborim-Moreira, Ana Lúcia. 2015. Regência Coral Infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. Tese (Doutorado em Música). Escola de Comunicação e Artes da USP.

Góes, Éderson Marques de. 2017. Processo criativo e movimento corporal como ferramentas pedagógicas no canto coral infantil. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim. 2015. A dimensão lúdica na regência de coro infantil. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim. 2020. Como nos tornamos regentes de coro infantil? Um estudo a partir das concepções profissionais de regentes e uso de manuais didáticos. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Hanna, Amy, e Lundy, Laura. 2021. "Voz das Crianças / Children’s Voices". In Tomás, Catarina, Trevisan, Gabriela, Carvalho, Maria João Leote, e Fernandes, Natália. Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspectivas Globais. UMinho Editora, 2021, 463-468.

James, Allisson. 2007. "Giving voice to children’s voices: practices and problems, pitfalls and potentials". American Anthropologist, v. 109, n. 2, 261-272.

James, Allison. 2009. "Agency". In: Qvortrup, Jens, Corsaro, William Arnold, e Honig, Michael-Sebastian. The Palgrave handbook of childhood studies. Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan, 34-45.

James, Allisson, e Prout, Alan. 1997. Constructing and reconstructing childhood: contemporary issues in the Sociological study of childhood. New York: RoutledgeFalmer.

Justo, Elisama. 2023. Canto Coral Infantil e Infantojuvenil: uma pesquisa de levantamento bibliográfico de teses e dissertações à luz da Educação Musical. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, Brasília.

Kashima, Rafael Keidi. 2019. LARCI (Laboratório de Regência Coral Infantil): proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Kohls-Santos, Priscila, e Morosin, Marilia Costa. 2021. "O Revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para Além de uma Revisão Bibliográfica". Revista Panorâmica, v. 33, 123-145.

Lewis, Ann. 2010. "Silence in the context of ‘child voice’". Children & Society, v. 24, 14-23. Disponível em: DOI:10.1111/1099-0860.2008.00200.

Lisboa, Alessandra Coutinho. 2005. Villa-Lobos e o Canto Orfeônico: música, nacionalismo e ideal civilizador. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.

Marchi, Rita de Castro. 2010. "O 'ofício de aluno' e o 'ofício de criança': articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância". Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, 183–202. DOI: 10.21814/rpe.13983. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13983. Acesso em: 7 set. 2024.

Mayall, Berry. 1996. Children, health and the social order. Buckingham: Open University Press.

Muñoz, Luis Guillermo. 2006. "La nueva sociología de la infancia. Aportaciones de una mirada distinta". Política y Sociedad, v. 43, n. 1, 9-26.

Oliveira, Ana Lúcia Carneiro de. 2017. A regência coral na formação do licenciado em Música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Oliveira, Cleodiceles Branco Nogueira. 2012. A prática do canto coral infantil como processo de musicalização. Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes da Universidade do Estado de Campinas.

Orlandi, Eny Puccinelli. 2010. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 9 ed. Campinas, SP: Editora Pontes.

Paziani, Juliana Damaris de Santana. 2015. Coro Infanto-Juvenil nos grupos corais do Projeto Guri Regional Ribeirão Preto: repertório e formação do regente (educador musical). Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo.

Pires, Ana Luisa Oliveira, Vasconcelos, António Ângelo e Lemos, Gina. (2023). Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Mediações, v. 11, n.2, 79-94.

Prado, Renata Lopes Costa. 2014. A participação de crianças em pesquisas brasileiras das ciências sociais e humanas. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Qvortrup, Jens. 2010. "Infância e política". Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, 777-792.

Rheinboldt, Juliana Melleiro. 2018. Preparo vocal para coros infantis: considerações e propostas pedagógicas. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Roberty, Bruno Boechat. 2016. A extensão vocal infantil: um estudo sobre a voz infantil no contexto do ensino regular brasileiro. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Schimiti, Lucy. 2003. "Regendo um coro infantil: reflexões, diretrizes e atividades". Revista Canto Coral. Goiânia: Associação Brasileira de Regentes de Coros, n. 1.

Spyrou, Spyros. 2016. "Researching children’s silences: Exploring the fullness of voice in childhood research". Childhood, v. 23, n. 1, 7-21. Disponível em: DOI: 10.1177/0907568215571618.

Utsunomiya, Mirian Megumi. 2011. O regente de coro infantil de projetos sociais e as demandas por novas competências e habilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Villa-Lobos, Heitor. (1951). Canto orfeônico. Volume 2. Rio de Janeiro: Vitale.

Publicado

2025-01-30

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Coro Infantil E As crianças: Vozes Que Cantam, Falam Sobre Si E Sobre O Mundo”. 2025. Per Musi 26 (janeiro): 01-26. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.55182.

Artigos Semelhantes

1-10 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.