Timbre de um instrumento musical

caracterização e representação

Autores

  • Mauricio Alves Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hugo Bastos de Paula Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55252

Palavras-chave:

timbre de instrumentos musicais, espaço timbrístico, classificação de timbres, acústica musical

Resumo

A representação do timbre de um instrumento musical envolve problemas de grande complexidade. Apesar da conhecida correlação entre o timbre e o conteúdo espectral do som, o mapeamento das características espectrais dos mais variados tipos de sons produzidos por um instrumento e sua utilização de forma semanticamente relevante exige uma metodologia de análise de dados específica. Este trabalho apresenta uma abordagem para este problema através do mapeamento das curvas de variação temporal das amplitudes dos componentes harmônicos, extraídos através da Transformada Discreta de Fourier, utilizando técnicas de Análise por Componentes Principais (PCA). As bases ortogonais definidas pela PCA possibilitaram grande redução de dados e a criação de subespaços timbrísticos capazes de representar os sons do instrumento em várias alturas e níveis de intensidade.
Técnicas de classificação de dados permitiram uma análise semântica destes espaços timbrísticos, possibilitando a classificação de grupos de timbres semelhantes neste espaço e ratificando a PCA como uma forma eficiente da representação da dinâmica de timbres de instrumentos musicais.

Biografia do Autor

  • Mauricio Alves Loureiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mauricio Alves Loureiro é Bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (1976), Bacharel em Música (clarineta) pela Staatliche Hochshule für Musik Freiburg, Alemanha (1983), onde estudou com Dieter Klöcker e Doutor em Música pela University of Iowa, EUA (1991). Foi primeiro clarinetista da orquestra de Campinas e da OSESP. Atuou como solista frente a inúmeras orquestras sinfônicas e renomados conjuntos de câmara, participou como clarinetista e professor de inúmeros festivais de música no Brasil e exterior e tem desenvolvido intensa atividade como solista e camerista, especialmente dedicado à interpretação da música contemporânea e da música eletroacústica. Foi professor adjunto do Instituto de Artes da UNESP (1984-1992) e é atualmente professor titular da Escola de Música da UFMG, onde é coordenador da Pós-Graduação e pesquisador no âmbito dos Grupos de Pesquisa Sonolgia e CEFALA - Centro de Estudos da Fala Acústica Linguagem e Música.

  • Hugo Bastos de Paula, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Hugo Bastos de Paula é atualmente professor do Instituto de Informática da PUC Minas, membro da coordenação didática e coordenador de pesquisa do curso de Sistemas de Informação. É graduado em Ciência da Computação, com mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG. Estudou clarineta com Walter Alves de Souza, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Teve seu primeiro contato com a área de Computação Musical em 1996, quando participou de um projeto voltado para a implementação de uma linguagem de composição no Csound e desde 1998 trabalha com modelagem do timbre de instrumentos musicais, assunto no qual focalizou sua dissertação de mestrado. É membro dos grupos de pesquisa Sonolgia e CEFALA - Centro de Estudos da Fala Acústica Linguagem e Música, na UFMG e do VIPLAB -Visual Information Processing Lab, na PUC Minas.

Referências

ARCOS, J. L., DE MÁNTARAS, R. L. e SERRA, Xavier. SaxEx: A Case-Based Reasoning System for enerating Expressive Musical Performances. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998.

BALIELLO, S., DE POLI, Giovanni e NOBILI, R. The Color of Music: Spectral Characterization of Musical ounds Filtered by a Cochlear Model. Journal of New Music Research, v.27, n.4, 1998.

BRAGA, A. P., LUDERMIR, T. B. e CARVALHO, A. C. P. L. F. Redes Neurais Artificiais: Teoria e Aplicações. Rio de Janeiro, RJ: Editora LTC, 2000.

CHARBONNEAU, G., HOURDIN, C. e MOUSSA, T. A Multidimensional Scaling Analysis of Musical Instrument’s Time-Varying Spectra. Computer Music Journal, v.21, n.2, 1997a. p.40-55.

______. A Sound Synthesis Technique Based on Multidimensional Scaling of Spectra. Computer Music Journal, v.21, n.2, 1997b. p.56-68.

COSI, Piero, DE POLI, Giovanni e LAUZZANA, Gianpaolo. Auditory Modeling and Self-Organizing Neural works for Timbre Classification. Journal of New Music Research, v.23, 1994. p.71-98.

DANNENBERG, Roger B. e DERENYI, I. Combining Instrument and Performance Models for High-Quality Music Synthesis. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998.

DE PAULA, Hugo Bastos. Análise e Re-síntese de Som Natural de Clarineta Utilizando Análise por omponentes Principais. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Minas Gerais, 2000 (Dissertação, Mestrado em Engenharia Elétrica).

DE POLI, Giovanni e PRANDONI, P. Sonological Models for Timbre Characterization. Journal of New Music Research, v.26, 1997. p.170-197.

DE POLI, Giovanni, PRANDONI, P. e TONELLA, P. Timbre Clustering by Seff-Organizing Neural Networks. Anais do X Colloquium on Musical Informatics. Milan: University of Milan, 1993.

DE POLI, Giovanni, RODÀ, Antonio e VIDOLIN, Alvise. Note-by-Note Analysis of the Influence of Expressive Intentions and Musical Structure in Violin Performance. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998. p.293-321.

DE POLI, Giovanni e TONELLA, P. Self-Organizing Neural Networks and Grey’s Timbre Space. Anais do International Computer Music Conference. Tokyo: International Computer Music Association, 1993. p. 441-444.

DUBNOV, Shlomo. Emotion - Is it measurable? Anais do KANSEI - The Technology of Emotion, AIMI International Workshop. Genova, 1997.

DUBNOV, Shlomo e RODET, Xavier. Statistical Modeling of Sound Aperiodicities. Anais do International Computer Music Conference. Tessaloniki, Grece: International Computer Music Association, 1997.

DUBNOV, Shlomo, TISHBY, N. e COHEN, D. Hearing Beyond The Spectrum. Journal of New Music Research, v.25, 1996.

EGOZY, E. B. Deriving Musical Control Features from a Real-Time Analysics of the Clarinet. Cambridge, Massachusetts, Massachussets Institute Technology, 1995 (Dissertação, Mestrado em Engenharia Elétrica).

FAITEN, B. e GUNZEL, S. Automatic Indexing of a Sound Database Using Self-Organizing Neural Nets. Computer Music Journal, v.18, n.3, 1994. p.53-65.

FREEDMAN, M.D. A technique for Analysis of Musical Instrument Tone. Urbana, Illinois, University of Illinois, 1965 (Tese, Doutorado em Engenharia Elétrica).

______. A Method for Analysing Musical Tones. Journal of The Audio Engineering Society, v.16, 1968. p.419-425.

FRIBERG, Anders, BRESIN, Roberto, FRYDÉN, Lars e SUNDBERG, Johan. Musical Punctuation on the Microlevel: Automatic Identification and Performance of Small Melodic Units. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998.

GORDON, J. W. e GREY, J. M. Perceptual Effects of Spectral Modifications on Music Timbres. Journal of the Acoustics Society of America, v.63, 1978. p.1493-1500.

GREY, John M. An exploration of musical timbre. CCRMA, Dept. of Music Stanford University. Stanford, Calif., (STAN-M-2), 1975.

______. Multidimensional Perceptual Scaling of Musical Timbres. Journal of the Acoustics Society of America, v.5, 1977. p.1270-1277.

______. Timbre Discrimination in Musical Patterns. Journal of the Acoustics Society of America, v.64, 1978. p.467-472.

HAJDA, J. M., KENDALL, Roger A., CARTERETTE, Edward C. e HARSHBERGER, M. L. Methodological Issues in Timbre Research. In: I. Deliège e J. A. Sloboda (Ed.). Perception and Cognition of Music. Hove: Psychology Press, 1997, p.253-306.

HORNER, A. Wavetable Interpolation Synthesis Based on Time-Variant Spectral Analysis of Musical Sounds. Journal of The Audio Engineering Society, 1995.

HORNER, A., BEAUCHAMP, J. W. e HAKEN, L. Methods for Multiple Wavetable Synthesis of Musical Instrument Tones. Journal of The Audio Engineering Society, v.41, n.5, 1993. p.336-356.

HORNER, A. e NGAI-MAN. Group Synthesis with Genetic Algorithms. Journal of The Audio Engineering Society, v.44, n.3, 1996. p.130-147.

JOHNSON, R. e WICHERN, D. W. Applied Multivariate Statistical Analysis. Upper Sadlle, New Jersey, 1998.

KAUFMAN, L. e ROUSSEEUW, P. J. Finding Groups in Data: An Introduction to Cluster Analysis. New York: John Wiley & Sons, 1989.

KOHONEN, Teuvo. Self-Organizing Maps - Springer Series in Information Sciences. Berlim: Springer Verlag. v.30, 1995.

LEMAN, Marc. Emergent Properties of Tonality Functions by Self-Organization. Interface - Journal of New Music Research, v.19, n.2-3, 1991. p.85-106.

______. Tone Context by Pattern Integration over Time. In: D. Baggi (Ed.). Computer Generated Music. Los Alamitos, California: IEEE Computer Science Press, 1992.

______. Schema-Based Tone Center Recognition of Musical Signals. Journal of New Music Research, v.23, n.2, 1994. p.169-204.

LOUREIRO, Mauricio Alves, DE PAULA, Hugo Bastos e YEHIA, Hani Camille. Study of the Timbre Dynamics of an Expressive Performance Using Principal Component Analysis of Spectral Parameters. Anais do VII Simpósio de Computação e Música, Ed. C. V. D. L. Palombini. Curitiba, PR: PUC - PR, 2000.

______. Sonological Representation of a Musical Instrument by Sub-spaces of Spectral Component. Mikropolyphonie - The Online Contemporary Music Journal, v.7, 2001.

______. Representing Timbre Dynamics of a Musical Instrument: Comparison Between GA and PCA. Anais do IEEE International Workshop on Machine Learning for Signal Processing. São Luiz, Maranhão: Universidade Federal do Maranhão, 2004a. p. 381-390.

______. Timbre Classification of a Single Music Instrument. Anais do 5th International Conference on Music Information Retrieval - ISMIR. Barcelona: University Pompeu Fabra, 2004b. p. 546-549.

______. Timbre Representation of a Single Music Instrument. Anais do International Computer Music Conference. University of Miami, USA: International Computer Music Association, 2004c. p. 394-397.

LUCE, D. A. Physical Correlates of Nonpercurssive Musical Instrument Tones. Cambridge, Massachusetts: Department of Physics, MIT, 1963 (Tese, Doutorado em Física).

LUCE, D. A. e CLARK, M. Duration of Attack Transients of Nonpercurssive Orchestral Instruments. Journal of The Audio Engineering Society, v.13, 1965. p.194-199.

______. Physical Correlates of Brass-Instrument Tones. Journal of the Acoustics Society of America, v.42, 1967. p.1232-1243.

MASRI, Paul e BATEMAN, A. Improved Modelling of Attack Transients in Music Analysis-Resynthesis. Anais do International Computer Music Conference. Hong-Kong: The International Computer Music Association (ICMA), 1996. p. 100-103.

MCADAMS, Stephen e BREGMAN, Albert S. Hearing Musical Streams. In: C. Roads e J. Strawn (Ed.). Foundations of Computer Music. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1979, p.658-698.

MCADAMS, Stephen, WINSBERG, S., DONNADIEU, S., DE SOETE, G. e KRIMPHOFF, J. Perceptual Scaling of Synthesized Musical Timbres: Common Dimensions, Specificities and Latent Subject Classes. Psychological Research, v.58, 1995. p.177-192.

MCAULAY, R. J. e QUATIERI, T. F. Speech Analysis/Synthesis Based on a Sinusoidal Representation. IEEE Transactions on Acoustics, Speech, and Signal Processing, v.34, n.4, 1986. p.744-754.

MILLER, J. R. e CARTERETTE, Edward C. Perceptual Spaces for Musical structures. Journal of the Acoustics Society of America, v.58, 1975. p.711-720.

MISDARIIS, N. R., SMITH, B. K., PRESSNITZER, D., SUSINI, P. e MCADAMS, Stephen. Validation of a Multidimensional Distance Model for Perceptual Dissimilarities Among Musical Timbres. Anais do 16th International Congress on Acoustics. Woodbury, New York: ASA - The Acoustical Society of America, 1998.

PISZCZALSKI, M. Spectral Surfaces from Performed Music, Part 1. Computer Music Journal, v.3, n.1, 1979a. p.18-24.

______. Spectral Surfaces from Performed Music, Part 2. Computer Music Journal, v.3, n.3, 1979b. p.25-27.

PISZCZALSKI, M., GALLER, B., BOSSEMEYER, R., HATAMIAN, M. e LOOFT, F. Performed Music: Analysis Synthesis and Display by Computer. Journal of The Audio Engineering Society, v.29, 1981. p.38-46.

PLOMP, Reinier. Timbre as a Multidimensional Attribute of Complex Tones. In: R. Plomp e G. F. Smoorenburg (Ed.). Frequency Analysis and Periodicity Detection in Hearing. Leiden: A. W. Sijthoff, 1970.

PLOMP, Reinier e RASCH, Rudolf A. The Perception of Musical Tones. In: D. Deutsch (Ed.). Psychology of Music. San Diego, California: Academic Press, 1982, p.1-24.

RENCHER, A. C. Methods of Multivariate Analysis. New York: John Wiley & Sons, 1995.

RISSET, Jean-Claude. Computer Study of Trumpet Tones. Journal of the Acoustical Society of America, v.38, 1965. p.912.

______. Timbre Analysis by Synthesis: Representations, Imitations and Variants for Musical Composition. In: G. De Poli, A. Piccialli, et al (Ed.). Representation of Musical Signals. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1991, p.7-43.

RISSET, Jean-Claude e Mathews, Max V. Analysis of Musical Instrument Tones. Physics Today, v.22, n.2, 1969. p.23-40.

RISSET, Jean-Claude e WESSEL, David L. Exploration of Timbre by Analysis and Synthesis. In: D. Deutsch (Ed.). Psychology of Music. San Diego, California: Academic Press, 1999, p.25-58.

ROCHEBOIS, T. e CHARBONNEAU, G. Cross-Synthesis Using Interverted Principal Harmonic Sub-Spaces. In: M. Leman (Ed.). Music, Gestalt and Computing: Studies in Cognitive and Systematic Musicology. Berlin-Heidelberg: Springer Verlag, 1997, p.375-385.

ROVAN, J. B., WANDERLEY, Marcelo, DUBNOV, Shlomo e DEPALLE, P. Instrumental Gestural Mapping Strategies as Expressivity Determinants in Computer Music Performance. Anais do KANSEI - The Technology of Emotion, AIMI International Workshop. Genova, 1997.

SANDELL, G. J. e MARTENS, W. Perceptual Evaluation of Principal-Component-Based Synthesis of Musical Timbres. Journal of The Audio Engineering Society, v.43, n.12, 1995. p.1013-1028.

SERRA, Xavier. Musical Sound Modeling with Sinusoids plus Noise. In: A. Piccialli, C. Roads, et al (Ed.). Musical Signal Processing: Swets & Zeitlinger Publishers, 1997.

SHEPARD, R. N. Psychological Representations of Speech Sounds in Human Communication. New York: McGrow-Hill, 1972. STRAWN, John. Modelling Musical Transitions. Palo Alto, California: CCRMA, Department of Music, Stanford University, 1985 (Tese, Doutorado em Música).

______. Orchestral Instruments: Analysis of Performed Transitions. Journal of The Audio Engineering Society, v.34, 1986. p.867-880.

______. Analysis and Synthesis of Musical Transitions Using the Discrete Short-Time Fourrier Transform. Journal of The Audio Engineering Society, v.35, 1987. p.3-14.

STRONG, W. e CLARK, M. Pertubations of Synthetic Orchestral Wind-Instrument Tones. Journal of the Acoustics Society of America, v.41, n.2, 1967a. p.277-285.

______. Synthesis of Wind-Instrument Tones. Journal of the Acoustics Society of America, v.41, n.1, 1967b. p.39-52.

TOIVIAINEN, Petri, KAIPAINEN, Mauri e LOUHIVUORI, Jukka. Musical Timbre: Similarity Ratings Correlate with Computational Feature Space Distances. Journal of New Music Research, v.24, 1995. p.282-298.

WESSEL, David L. Timbre Space as a Musical Control Structure. In: C. Roads e J. Strawn (Ed.). Foundations of Computer Music. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1979, p.640-657.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Timbre De Um Instrumento Musical: Caracterização E representação”. 2025. Per Musi, nº 14 (março): 57-81. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55252.