Guerra-Peixe

considerações sobre o significado do conceito “objetividade folclórica”

Autores

  • Clayton Vetromilla Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55284

Palavras-chave:

Guerra-Peixe, nacionalismo, movimento armorial, violão

Resumo

Neste trabalho, nos debruçamos sobre o significado do conceito “objetividade folclórica” (e, por conseguinte, folclorismo direto e folclorismo diluído) forjado por César Guerra-Peixe (1914-1993) entre as décadas de 1950 e 1970. Na tentativa de detectar a presença do folclore no fazer violonístico do compositor, especulamos também sobre a gênese das obras Sonata para violão, de 1969, e Dueto característico para violino e violão, de 1970.

Biografia do Autor

  • Clayton Vetromilla , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Clayton Vetromilla foi professor na UEMG (1995-1997) e na UFPel (1997/2004) e, desde setembro de 2004, é professor de violão na UNIRIO. É Mestre em Música/Práticas Interpretativas (Violão) pela UFRJ, orientado pelo professor Turíbio Santos, e Bacharel em Música (Violão) pela UFMG, na classe do professor José Lucena Vaz. Estudou também com Edelton Gloeden (1996-1997, SP) e Eduardo Isaac (1998-1999, Argentina). Como camerista, trabalhou com o Quinteto Tempos, com o qual gravou o CD Tocata del Alba. Atualmente, integra o Quinteto Sescontu. Como solista de violão, destacam-se seus recitais no Festival Dilermando Reis (Guaratinguetá, SP, 2003) e no Programa Sarau do Museu Villa-Lobos (RJ, 2001).

Referências

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Guerra-Peixe: Considerações Sobre O Significado Do Conceito ‘objetividade folclórica’”. 2025. Per Musi, nº 14 (março): 82-92. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55284.