Apontamentos acerca da construção de uma teoria harmônica pós-tonal

Autores

  • Antenor Ferreira Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55428

Palavras-chave:

harmonia, pós-tonalismo, teoria harmônica, música do século XX

Resumo

Reflexãosobre os meiosque permitem a elaboração de teoriasharmônicaspós-tonais, avaliando quais dados sustentam estas propostas, fundamentada nos entendimentos de NATTIEZ (1984), sobretudo na sua sugestão dosprincípios de base, isto é, aspremissasnecessáriaspara edificação de uma teoria sobre harmonia tonal. A partir desta fundamentação, verifico a possibilidade e pertinência da transposição dessesprincípios para a orbe pós-tonal.

Biografia do Autor

  • Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de São Paulo

    Antenor Ferreira é doutorando em composição pela ECA-USP. Mestre em música pelo Programa de Pós-Graduação do IA-Unesp. Bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Percussionista, Chefe de Naipe, da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

Referências

BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. Tradução Stella Moutinho, Caio Pagano e Lídia Bazarian. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.

BUSONI, Ferruccio. The Essence of Music – and other papers. Tradução Rosamund Ley. New York: Dover Publications, 1965.

DAHLHAUS, Carl. AnalysisandValueJudgment. Tradução Siegmund Levarie. New York: PendragonPress,1983.

_________. “Harmony”. In: SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan, 1980, vol. 8, p.175-188.

_________. “Tonality”. In: SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: MacMillan, 1980, vol. 19, p. 51-55.

HÁBA, Alois. Nuevo Tratado de Armonia. Trad. Ramón Barce. Madrid: Real Musical, 1984.

LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: Norton, 1989.

MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. Segunda edição. São Paulo: Ateliê Edit., 2002.

MOLINO, Jean.“O Fato Musical’. In: SEIXO, Maria Alzira (org.). Semiologia da Música. Lisboa: Vega Ed.,(s.d.), p. 111 – 164. Primeira publicação em francês 1975.

NATTIEZ, J. Jacques. “Harmonia”. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. Volume 3, p. 245 – 271.

OTTMAN, Robert W. Advanced harmony: Theory and Practice. 2ª edição. New Jersey: Prentice-Hall Inc., 1992.

PERSICHETTI,Vincent. TwentiethCentury Harmony– Creative AspectsandPractice. New York: W. W. Norton & Company, 1961.

PISTON, Walter. Armonía. Quinta edição (1986) revisada e ampliada por Mark Devoto. Cooper City (EUA): Span Press Universitaria, 1998.

SCHOENBERG,Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

SEKEFF, Maria de Lourdes. Curso e dis-curso do sistema musical (tonal). São Paulo:Annablume Editora, 1996.

Downloads

Publicado

2005-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Apontamentos Acerca Da construção De Uma Teoria harmônica pós-Tonal”. 2005. Per Musi, nº 12 (julho): 39-54. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55428.