Entrevista com o Professor e Violinista Paulo Bosisio

Autores

  • Edson Queiroz de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55502

Palavras-chave:

entrevista, ensino, violino

Resumo

O professor e violinista carioca Paulo Bosisio tem sido, há quase três décadas, uma referência nacional para os violinistas brasileiros. Após um longo período na Alemanha, na década de 1970, estudando e apresentando-se em vários países da Europa, Bosisio retornou ao Brasil e dedicou-se, desde então, à árdua missão de formar violinistas e professores de violino em nosso país. Com esse intuito, viaja regularmente a Curitiba (PR), Tatuí (SP) e Volta Redonda (RJ), onde leciona para uma disputada classe de alunos. No Rio de Janeiro, é professor na UNI-Rio, e recebe ainda alunos particulares que se deslocam de vários estados brasileiros para suas aulas. Além disso, está presente em diversos festivais de música pelo país, onde ministra aulas práticas e masterclasses, e realiza palestras diárias sobre temas pertinentes à história, pedagogia e performance do violino. Conhecedor profundo de um vasto repertório violinístico, com extrema facilidade e capacidade de se expressar verbalmente, bem como de demonstrar suas ideias no violino com qualidade e objetividade, e ainda violinista ativo como solista e camerista, ele teve como modelo um dos maiores nomes da história do violino – Max Rostal. É sobre sua relação com este grande mestre do violino que conversamos. Temos aqui, portanto, o privilégio de registrar o testemunho daquele que conheceu bem de perto e fez parte de uma era de ouro da pedagogia do violino no século XX.

Biografia do Autor

  • Edson Queiroz de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

    O professor e violinista carioca Paulo Bosisio tem sido, há quase três décadas, uma referência nacional para os violinistas brasileiros. Após um longo período na Alemanha, na década de 1970, estudando e apresentando-se em vários países da Europa, Bosisio retornou ao Brasil e dedicou-se, desde então, à árdua missão de formar violinistas e professores de violino em nosso país. 

Referências

ANDRADE, Edson Queiroz de. Entrevista com o Professor e Violinista Paulo Bosisio. Per Musi, n. 12, jul. 2005.

Downloads

Publicado

2005-07-01

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

“Entrevista Com O Professor E Violinista Paulo Bosisio”. 2005. Per Musi, nº 12 (julho): 111-13. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55502.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)