Artista-atleta
reflexões sobre a utilização do corpo na performance dos instrumentos de cordas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57836Palavras-chave:
stress físico, instrumentos de corda, uso do corpoResumo
O artigo faz considerações sobre a utilização do corpo na performance dos instrumentistas de cordas-violino, viola, violoncelo e contrabaixo-bem como sobre o stress físico decorrente da atividade instrumental. Aborda possíveis causas do excesso de tensão durante a performance musical, citando a opinião de especialistas sobre o assunto. Relata também os resultados da pesquisa "O stress físico no instrumentista de cordas: um estudo interdisciplinar da problemática do atleta-artista no cenário musical brasileiro", desenvolvida pelos autores do presente artigo.
Referências
ANDRADE, Edson Queiroz de. A Comprehensive Performance Project in Violin Literature with an Essay Entitled: Body Awareness in Physical and Psychological Aspects of Violin Playing. Iowa City: The University of lowa, 1988. (Tese, Doutorado em Música).
ANDREWS, Elizabeth. Healthy Practice for Musicians. London: Rhinegold Publishing Ltd, 1997.
BRANDFONBRENER, Alice G. An Overview of the Medical Problems of Performing Artists. Joumal of the American College of Health, vol. 34, p.165-169, Feb. 1986.
CHADWICK, Evelyn. DeLayed Learning. The Strad, Middlesex, vol. 106, nº 1259, p. 251, Mar. 1995
FRY, Hunter J. H. Incidence of Overuse Syndrome in the Symphony Orchestra. Medical Problems of Performing Artists, vol. 1, p.51-55, Jun. 1986.
______. Overuse Injury at Music School: The Dilemma. American Music Teacher, p.45, Fev./Mar. 1986.
______. Overuse syndrome in musicians - 100 years ago: A historical review. The Medical Journal of Australia, vol. 145, p.620-625, Dec. 1986.
______. Overuse syndrome of the upper limb in musicians. The Medical Journal of Australia, vol. 144, p.182-185. Fev. 1986.
GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing & Teaching. 2.ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1985.
GARFIELD, Charles A. Peak Performance. New York: Warmer Books, Inc., 1984. 218p.
HAND strain hounds Tokyo. The Strad, Middlesex, vol. 106, n.1259, p.224, Mar. 1995.
HAVAS, Kató. Stage Fright: Its Causes and Cures. London: Bosworth & Co. Ltd., 1973.
HIRSCH, Judith Ann. Jaw dysfunction in viola and violin players. Journal of American Dental Association, vol. 104, p.838-843, Jun. 1982.
LIND, Ekard. Exercises for Musicians How to Control and Prevent Postural Stress. Arlington: Plucked String. Inc., 1987.
MÉDICO pianista faz manual sobre tendinite. Apollon Musagète: Periódico Musical, Curitiba, n.º XV, p. 19, 1996.
MICHAEL, Rosek. Musicians and Medicine: Is There a Doctor in the House?," Symphony Magazine. Feb/Mar. 1985. 9-12.
MISCHAKOFF, Anne (Ed.). Sforzando! Music Medicine for String Players, Bloomington, Indiana: Frangipani Press, 1985
PERFORMERS benefit from arts medicine. The Strad, Middlesex, vol. 107, p. 561, Jun, 1996.
RICHERME, Cláudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista, SP: Air Musical Editora, 1996.
SZENDE, Ottó, NEMESSURI, Mihály. The Physiology of Violin Playing. Trad. I. Szmodis. London: Wellingborough, 1971.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.