Artista-atleta

reflexões sobre a utilização do corpo na performance dos instrumentos de cordas

Autores

  • Edson Queiroz de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Gabriel Marques Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57836

Palavras-chave:

stress físico, instrumentos de corda, uso do corpo

Resumo

O artigo faz considerações sobre a utilização do corpo na performance dos instrumentistas de cordas-violino, viola, violoncelo e contrabaixo-bem como sobre o stress físico decorrente da atividade instrumental. Aborda possíveis causas do excesso de tensão durante a performance musical, citando a opinião de especialistas sobre o assunto. Relata também os resultados da pesquisa "O stress físico no instrumentista de cordas: um estudo interdisciplinar da problemática do atleta-artista no cenário musical brasileiro", desenvolvida pelos autores do presente artigo.

Biografia do Autor

  • Edson Queiroz de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

    é Mestre em Artes e Doutor em Música pela Universidade de lowa, EUA (1988). Professor Adjunto da Escola de Música da UFMG desde 1989, tem atuado como violinista solista, camerista e spalla convidado de diversas orquestras brasileiras, e como professor de violino nos cursos de férias de Curitiba (PR), Juiz de Fora(MG) e Campos dos Goytacases (RJ).

  • João Gabriel Marques Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

    é pianista, historiador musical e médico, especialista em Medicina Interna. É Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG. É fundador do EXERSER - Núcleo de Assistência Integral à Saúde do Músico (em Belo Horizonte), onde atua com cinesiologia aplicada à performance musical.

Referências

ANDRADE, Edson Queiroz de. A Comprehensive Performance Project in Violin Literature with an Essay Entitled: Body Awareness in Physical and Psychological Aspects of Violin Playing. Iowa City: The University of lowa, 1988. (Tese, Doutorado em Música).

ANDREWS, Elizabeth. Healthy Practice for Musicians. London: Rhinegold Publishing Ltd, 1997.

BRANDFONBRENER, Alice G. An Overview of the Medical Problems of Performing Artists. Joumal of the American College of Health, vol. 34, p.165-169, Feb. 1986.

CHADWICK, Evelyn. DeLayed Learning. The Strad, Middlesex, vol. 106, nº 1259, p. 251, Mar. 1995

FRY, Hunter J. H. Incidence of Overuse Syndrome in the Symphony Orchestra. Medical Problems of Performing Artists, vol. 1, p.51-55, Jun. 1986.

______. Overuse Injury at Music School: The Dilemma. American Music Teacher, p.45, Fev./Mar. 1986.

______. Overuse syndrome in musicians - 100 years ago: A historical review. The Medical Journal of Australia, vol. 145, p.620-625, Dec. 1986.

______. Overuse syndrome of the upper limb in musicians. The Medical Journal of Australia, vol. 144, p.182-185. Fev. 1986.

GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing & Teaching. 2.ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1985.

GARFIELD, Charles A. Peak Performance. New York: Warmer Books, Inc., 1984. 218p.

HAND strain hounds Tokyo. The Strad, Middlesex, vol. 106, n.1259, p.224, Mar. 1995.

HAVAS, Kató. Stage Fright: Its Causes and Cures. London: Bosworth & Co. Ltd., 1973.

HIRSCH, Judith Ann. Jaw dysfunction in viola and violin players. Journal of American Dental Association, vol. 104, p.838-843, Jun. 1982.

LIND, Ekard. Exercises for Musicians How to Control and Prevent Postural Stress. Arlington: Plucked String. Inc., 1987.

MÉDICO pianista faz manual sobre tendinite. Apollon Musagète: Periódico Musical, Curitiba, n.º XV, p. 19, 1996.

MICHAEL, Rosek. Musicians and Medicine: Is There a Doctor in the House?," Symphony Magazine. Feb/Mar. 1985. 9-12.

MISCHAKOFF, Anne (Ed.). Sforzando! Music Medicine for String Players, Bloomington, Indiana: Frangipani Press, 1985

PERFORMERS benefit from arts medicine. The Strad, Middlesex, vol. 107, p. 561, Jun, 1996.

RICHERME, Cláudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista, SP: Air Musical Editora, 1996.

SZENDE, Ottó, NEMESSURI, Mihály. The Physiology of Violin Playing. Trad. I. Szmodis. London: Wellingborough, 1971.

Downloads

Publicado

2000-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Artista-Atleta: Reflexões Sobre a utilização Do Corpo Na Performance Dos Instrumentos De Cordas”. 2000. Per Musi, nº 02 (janeiro): 118-28. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57836.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)