O minimalismo e suas técnicas composicionais

Autores

  • Dimitri Cervo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55548

Palavras-chave:

Minimalismo, processos de repetição, técnicas composicionais, compositores minimalistas, composição musical

Resumo

Estudo sobre o Minimalismo na música, com destaque para feições estilísticas e estéticas, técnicas composicionais e processos de repetição desenvolvidos por Riley, Reich e Glass na década de 1960 e início da década de 1970, em obras como In C, Piano Phase, Clapping Music, Two Pages e Music in Fifths. Inclui uma breve contextualização histórica do Minimalismo.

Biografia do Autor

  • Dimitri Cervo , Universidade Federal de Santa Maria

    Dimitri Cervo é compositor e pianista, Doutor em Música pela UFRGS (1999). Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria. Em 1995, recebeu o primeiro prêmio no Concurso de Obras para Orquestra do XV Festival de Londrina e, em 2000, sua Pequena Suíte Brasileira recebeu o prêmio do júri e do público no V Aliénor Compositon Competition (Carolina do Sul, USA). Em 1997, em Seattle (USA), assinou contrato com a editora Sunhawk, tornando-se um dos pioneiros na publicação de partituras em formato digital na Internet. É autor de obras como Toronubá e Pattapiana que têm recebido inúmeras execuções em diversos estados brasileiros e no exterior, sob a regência de maestros como Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ricardo Rocha, Cláudio Ribeiro e Mark Cedel. Em 2003 e 2004, teve sete de suas obras registradas em CDs de diversos grupos e artistas.

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Minimalismo E Suas técnicas Composicionais”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 44-59. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55548.