O minimalismo e suas técnicas composicionais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55548Palavras-chave:
Minimalismo, processos de repetição, técnicas composicionais, compositores minimalistas, composição musicalResumo
Estudo sobre o Minimalismo na música, com destaque para feições estilísticas e estéticas, técnicas composicionais e processos de repetição desenvolvidos por Riley, Reich e Glass na década de 1960 e início da década de 1970, em obras como In C, Piano Phase, Clapping Music, Two Pages e Music in Fifths. Inclui uma breve contextualização histórica do Minimalismo.
Referências
BOULEZ, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. Stella Moutinho trad. São Paulo: Perspectivas, 1995.
CERVO, Dimitri. “Post-Minimalism: A Valid Terminology?” Ictus, 01 (1999): 37 - 52.
DUCKWORTH, William. Talking Music. New York: Schirmer Books, 1995.
EPSTEIN, Paul. “Pattern Structure and Process in Steve Reich’s Piano Phase.” The Musical Quarterly, 72 (1986): 492-502.
JOHNSON, Steven. “Minimalism: Aesthetic, Style, or Technique?” Musical Quarterly, 78 (1994): 742-73.
MERTENS, Win. American Minimal Music. New York: Alexandre Broude Inc., 1983.
MORGAN, Robert. Twentieth- Century Music. New York: Norton, 1991.
NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. New York: Schirmer Books, 1974.
REICH, Steve. Writings about Music. Halifax: Nova Scotia College of Art and Design, 1974.
___________. “Notes on It’s Gonna Rain, Come Out, Piano Phase and Clapping Music.” In: Steve Reich - Early Works (CD Nonesuch, 979169-2), 1987.
SCHWARZ, Robert. Minimalists. London: Phaidon, 1996.
WARBURTON, Dan. “A Working Terminology for Minimal Music.” Integral, 2 (1988): 135-159.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






