De Batuque e Acalanto

uma análise da Missa Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca

Autores

  • Ângelo José Fernandes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55568

Palavras-chave:

Carlos Alberto Pinto Fonseca, música afro-brasileira, música coral, regência coral

Resumo

Este artigo apresenta a Missa Afro-Brasileira (de Batuque eAcalanto) de CarlosAlberto Pinto Fonseca com base em informações e observações fornecidas pelo compositor e procedimentos analíticos. Inicialmente, apontam-se fatores que influenciaram o compositor no processo composicional e posteriormente apresentam-se aspectos importantes sobre a estrutura da obra e algumas sugestões para sua performance.

Biografia do Autor

  • Ângelo José Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

    Ângelo J. Fernandes: Regente natural de Itajubá/MG. Bacharel em piano e Especialista em Regência Coral pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Concluiu recentemente seu Mestrado em Música, na área de Práticas Interpretativas, pelo programa de pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, tendo sido orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Augusto Östergren. Atualmente é doutorando em Música, pelo mesmo programa.

Referências

FERNANDES, Ângelo José. Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: Aspectos Interpretativos. Campinas, 2004. Dissertação apresentada ao Programa dePós-Graduação em Música do Instituo de Artes da UNICAMP, para obtenção do título de Mestre em Música.

FONSECA, CarlosAlbertoPinto. Entrevista concedida a Ângelo José Fernandes. (fita magnética).Belo Horizonte, 2002.

______. Missa Afro-Brasileira (de batuque e acalanto). New York: Lawson-Gould Music Publishers, 1978.

______. Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto). Ars Nova - Coral da UFMG. Regência: Carlos Alberto Pinto Fonseca. Rio de Janeiro: Continental, 1989. 33 rpm, stereo. (Disco de vinil).

FONSECA, Rafael Grimaldi da. Entrevista concedida a Ângelo José Fernandes. (fita magnética). Belo Horizonte, 2003.

PONTOS RISCADOS E CANTADOS NA UMBANDA E CANDOMBLÉ. 3. ed. Rio de Janeiro: Eco, 1962.

SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. Carlos Alberto Pinto Fonseca: dados biográficos e catálogo de obras. Belo Horizonte, 2001. Dissertação apresentada à Escola de Música da UFMG, para obtenção do título de Mestre em Música de Câmara.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“De Batuque E Acalanto: Uma análise Da Missa Afro-Brasileira De Carlos Alberto Pinto Fonseca”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 60-72. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55568.