Universalismo e nacionalismo na música

Autores

  • Ernst Krenek
  • Graciela Paraskevaídis

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55681

Palavras-chave:

universalismo, americanismo musical, eurocentrismo, colonialismo cultura

Resumo

Escrito em 1943, este texto é um dos primeiros em que um autor europeu aborda o tema do universalismo e do nacionalismo na música com referência à América Latina. Ele se concentra criticamente nas teses propagadas por Francisco Curt Lange sobre o americanismo musical, seus pontos de partida, condições e, eventualmente, resultados.

Biografia do Autor

  • Ernst Krenek

    Ernst Krenek nasceu em Viena em 1900 e emigrou para os Estados Unidos em 1938, onde tornou-se reconhecido professor e compositor, tendo falecido em 1991. Estudou composição com Franz Schreker em Viena e Berlim, cujas influências são notáveis nas suas primeiras obras como as Sinfonias 1, 2 e 3. Após sua visita a Paris e contato com a música de Stravinsky, desenvolveu um estilo eclético. Sua escrita com influências do jazz é notável em suas óperas, especialmente em Jonny spielt auf (1926), seu maior sucesso. Após 1930, adota o serialismo consistentemente em quase todas suas obras.

Referências

LANGE, Francisco Curt. “Arte musical latinoamericano, raza y asimilación”, En: Boletín Latinoamericano de Música, Montevideo. año I, tomo I, abril 1935.

Publicado

2004-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Universalismo E Nacionalismo Na Música”. 2004. Per Musi, nº 10 (julho): 49-56. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55681.