Comentarios al margen sobre «Universalismo y nacionalismo en la música» de Ernst Krenek

Autores

  • Graciela Paraskevaídis

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55684

Palavras-chave:

universalismo, americanismo musical, eurocentrismo, colonialismo cultural

Resumo

Comentários sobre "Universalismo e nacionalismo na música" (1943) de Ernst Krenek, cuja versão em espanhol é apresentada aqui e que tentam completar essa visão crítica a partir da problemática latino-americana.

Biografia do Autor

  • Graciela Paraskevaídis

    Graciela Paraskevaídis, compositora, musicóloga e professora uruguaia-argentina, realizou seus estudos de música com Roberto García Morillo, Gerardo Gandini, Iannis Xenakis e Wolfgang Fortner, em Buenos Aires e em Freiburg, Alemanha, tendo recebido diversos prêmios e grants internacionais. Lecionou na Universidad de la República em Montevidéu no período de 1985 a 1992. Pesquisa especialmente temas ligados à música latino-americana do século XX, tendo publicado os livros La obra sinfónica de Eduardo Fabini (1992) e Luis Campodónico, compositor (1999), além de artigos em periódicos como Pauta (México), MusikTexte (Alemanha), Tribuna Musical (Buenos Aires), La del Taller (Montevidéu) e World New Music Magazine (Colônia). Desenvolve ampla atividade composicional, especialmente música de câmara, choral, vocal, para piano e cênica, tendo apresentado suas obras nas Américas, Europa e Ásia. Organizadora dos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC). Foi co-editora do World New Music Magazine, do livro anual do ISCM (1990-1999) e colaboradora do dicionário Komponisten der Gegenwart desde 1992. Juntamente com Max Nyffeler, criou o periódico online Latinoamérica Música in 2004, do qual é editora.

Referências

HERBROT, Heinz Josef. Zum Tode des Komponisten Ernst Krenek. En: Die Zeit, Hamburgo, 2/3 enero, 1992.

KRENEK, Ernst. Titulo??? Im Zweifelsfalle. Wien: Europa Verlag, 1984.

LANGE, Francisco Curt. “Arte musical latinoamericano, raza y asimilación”, En: Boletín Latinoamericano de Música, Montevideo. año I, tomo I, abril 1935.

Publicado

2004-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Comentarios Al Margen Sobre «Universalismo Y Nacionalismo En La Música» De Ernst Krenek”. 2004. Per Musi, nº 10 (julho): 57-59. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55684.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)