Os verbetes "Sonata" e "Forma sonata" no Grove
1956, 1980 e 2001
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.56017Palavras-chave:
Sonata, forma sonata, análise musical, teoria musical, historiografia musicalResumo
A sonata desempenha um papel crucial na música ocidental, sendo um gênero fundamental desde o século XVIII, tanto para compositores quanto para instrumentistas. Sua análise evoluiu ao longo do tempo, com os estudos teóricos se diversificando nas edições do Grove Dictionary de 1956, 1980 e 2001, que refletiram mudanças nas abordagens históricas e semânticas. Inicialmente vista como uma estrutura tripartite, a análise da sonata passou a ser mais flexível, considerando as contribuições de compositores e as condições sociais de cada época. No século XX, teóricos como Schenker e Czerny aprofundaram o estudo harmônico e estrutural, enquanto novas abordagens sobre ritmo e semiótica surgiram. Apesar de sua importância histórica, o valor da sonata foi reavaliado por correntes pós-modernas, mas ela segue sendo um tema de interesse contínuo, embora ainda carecendo de uma sistematização completa em sua história analítica.
Referências
AGAWU, K. Playing with Signs: A Semiotic Interpretetation of Classic Music. Princeton: Princeton University Press, 1991.
BURNHAM, S. "The Role of Sonata Form in A. B. Marx's Theory of Form". Journal of Music Theory 33 (2): 27-271, 1989.
COOPER, G. e MEYER, L. The Rhythmic Structure of Music. Chicago: University of Chicago Press, 1956.
EGGEBRECHT, H. H. "Historiography". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, 1980, v. 8, pp 592-600.
MANGSEN, S., IRVING, J., RINK, J. e GRIFFITHS: "Sonata". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, v. 23, pp 671-87, 2001.
NEWMAN, W. S. The Sonata since Beethoven. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1969, rev. 2/1972.
NEWMAN, W. S., TILMOUTH, M. e GRIFFITHS: "Sonata". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, 1980, v.17, pp 479-97.
PARRY, C. H. H. "Form". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Eric Blom. Nova lorque: St. Martin Press,, v. 3, pp 429-45, 1956a.
_______. "Sonata". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Eric Blom. Nova Iorque: St. Martin Press, v. 7. pp 887-908, 1956b.
PASCALL, R. "Style". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, v.24, pp 638-42, 2001.
RATNER, L. Classic Music: Expression, Form and Style. Nova lorque: Schirmer Books, 1980.
_______. "Harmonic Aspects of Classic Form". Journal of the American Musicological Society, v. 2, pp 159-68, 1949.
_______. Classic Music: Expression, Form and Style, Nova Iorque: Schirmer, 1980.
ROSEN, C. Sonata Forms. Nova Iorque: Norton, 1988.
_______. The Classical Style: Haydn, Mozart and Beethoven. Nova lorque: Norton, 1972. TOVEY, D. F. A Companion to Beethoven's Pianoforte Sonatas. Nova lorque: AMS Press, 1935.
WEBSTER, J. "Sonata Form". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres:Macmillan, v. 23, pp 687-701, 2001.
_______. "Sonata Form". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, 1980, v.17, pp 498-508.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






