Os verbetes "Sonata" e "Forma sonata" no Grove

1956, 1980 e 2001

Autores

  • Cristina C. Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.56017

Palavras-chave:

Sonata, forma sonata, análise musical, teoria musical, historiografia musical

Resumo

A sonata desempenha um papel crucial na música ocidental, sendo um gênero fundamental desde o século XVIII, tanto para compositores quanto para instrumentistas. Sua análise evoluiu ao longo do tempo, com os estudos teóricos se diversificando nas edições do Grove Dictionary de 1956, 1980 e 2001, que refletiram mudanças nas abordagens históricas e semânticas. Inicialmente vista como uma estrutura tripartite, a análise da sonata passou a ser mais flexível, considerando as contribuições de compositores e as condições sociais de cada época. No século XX, teóricos como Schenker e Czerny aprofundaram o estudo harmônico e estrutural, enquanto novas abordagens sobre ritmo e semiótica surgiram. Apesar de sua importância histórica, o valor da sonata foi reavaliado por correntes pós-modernas, mas ela segue sendo um tema de interesse contínuo, embora ainda carecendo de uma sistematização completa em sua história analítica.

Referências

AGAWU, K. Playing with Signs: A Semiotic Interpretetation of Classic Music. Princeton: Princeton University Press, 1991.

BURNHAM, S. "The Role of Sonata Form in A. B. Marx's Theory of Form". Journal of Music Theory 33 (2): 27-271, 1989.

COOPER, G. e MEYER, L. The Rhythmic Structure of Music. Chicago: University of Chicago Press, 1956.

EGGEBRECHT, H. H. "Historiography". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, 1980, v. 8, pp 592-600.

MANGSEN, S., IRVING, J., RINK, J. e GRIFFITHS: "Sonata". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, v. 23, pp 671-87, 2001.

NEWMAN, W. S. The Sonata since Beethoven. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1969, rev. 2/1972.

NEWMAN, W. S., TILMOUTH, M. e GRIFFITHS: "Sonata". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, 1980, v.17, pp 479-97.

PARRY, C. H. H. "Form". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Eric Blom. Nova lorque: St. Martin Press,, v. 3, pp 429-45, 1956a.

_______. "Sonata". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Eric Blom. Nova Iorque: St. Martin Press, v. 7. pp 887-908, 1956b.

PASCALL, R. "Style". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, v.24, pp 638-42, 2001.

RATNER, L. Classic Music: Expression, Form and Style. Nova lorque: Schirmer Books, 1980.

_______. "Harmonic Aspects of Classic Form". Journal of the American Musicological Society, v. 2, pp 159-68, 1949.

_______. Classic Music: Expression, Form and Style, Nova Iorque: Schirmer, 1980.

ROSEN, C. Sonata Forms. Nova Iorque: Norton, 1988.

_______. The Classical Style: Haydn, Mozart and Beethoven. Nova lorque: Norton, 1972. TOVEY, D. F. A Companion to Beethoven's Pianoforte Sonatas. Nova lorque: AMS Press, 1935.

WEBSTER, J. "Sonata Form". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres:Macmillan, v. 23, pp 687-701, 2001.

_______. "Sonata Form". New Grove Dictionary of Music and Musicians. Org. Stanley Sadie. Londres: Macmillan, 1980, v.17, pp 498-508.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Os Verbetes "Sonata" E ‘Forma Sonata’ No Grove: 1956, 1980 E 2001”. 2003. Per Musi, nº 07 (janeiro): 85-91. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.56017.