Sobre performance, análise, e Schubert

Autores

  • Janet Schmalfeldt Universidade Tufts

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56136

Palavras-chave:

divisão simétrica da oitava, falsa recapitulação, forma musical como processo, funções formais, noções filosóficas e musicais de devir, progressão omnibus

Resumo

Uma crítica introdutória ao meu próprio artigo de 1985 sobre a relação performance-análise serve como pano de fundo inicial para retratar o Intérprete como o maior responsável pelo delineamento de nossas percepções de forma do primeiro movimento da Sonata para Piano em Lá Menor, Op. 42 (D845) de Schubert. Idéias sobre forma como processo na música de Beethoven, sobre a situação pessoal e profissional de Schubert em 1825, e sobre a atuação recíproca entre as convenções e transformações formais e motívicas são focalizadas tendo em vista a questão de como intérpretes e analistas podem chegar à compreensão desta obra formidável de Schubert.

Biografia do Autor

  • Janet Schmalfeldt , Universidade Tufts

    é Professora Associada de Teoria Musical na Universidade de Tufts. Ela possui um doutorado em Teoria pela Universidade de Yale e um M.M.A. em performance de piano pela Yale School of Music; também completou o Bacharelado em Artes e o Bacharelado em Música na Lawrence University. Ela lecionou na Universidade McGill e em Yale, onde foi Diretora dos Estudos de Música de Graduação (1990-94) e, na primavera de 1993, recebeu o Prêmio Clauss de Ensino de Excelência nas Humanidades da Yale College. Ela é autora do livro Berg's "Wozzeck": Harmonic Language and Dramatic Design e publicou artigos sobre a relação da análise com a performance, sobre a Sonata para Piano Op. 1 de Berg, sobre aspectos de cadência, forma e condução das vozes na música dos séculos XVIII e XIX, e sobre uma ideologia que ela identificou como a "tradição Beethoven-Hegeliana". Seu trabalho em andamento desenvolve perspectivas filosóficas e analíticas sobre a forma como processo na música europeia do início do século XIX.

    Durante os anos de 1993 a 1995, Janet Schmalfeldt foi Presidente da New England Conference of Music Theorists. Foi eleita Vice-Presidente da Society for Music Theory (SMT) em 1995; em novembro de 1999, completou seu mandato de dois anos como Presidente da SMT.

    No papel de pianista, as apresentações da Prof. Schmalfeldt em Montreal incluíram uma performance do Quarto Concerto de Beethoven com a McGill Symphony, além de recitais regulares de câmara e solo, um dos quais foi transmitido pela CBC. Enquanto lecionava em Yale, ela apresentou um recital solo e tocou o Concerto para Piano de Mozart, K. 271. Com a Tufts Symphony, na primavera de 1997, ela e Lois Shapiro executaram o Concerto para Dois Pianos em Mi bemol de Mozart, K. 365. Para a reunião anual de 1999 da New England Conference of Music Theorists, realizada na Universidade de Harvard, ela apresentou os Sechs Moments musicaux de Schubert e acompanhou o barítono Richard Lalli em uma performance de canções de Schubert e Dichterliebe de Robert Schumann. No outono de 2002, ela apresentou Winterreise de Schubert, com o Sr. Lalli no Goethe-Institut em Boston, e o Quarto Concerto de Beethoven com a Tufts Symphony.

    Foi com grande prazer que a Prof. Schmalfeldt atuou na primavera de 2002 como professora visitante no Brasil, ministrando dois seminários sobre Análise para Intérpretes – na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, sob a supervisão da Prof. Cristina Capparelli Gerling, e na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialmente organizados por Ingrid Barancoski. O artigo publicado aqui é uma versão um pouco mais formal do trabalho que a Prof. Schmalfeldt apresentou em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em Salvador.

     

Referências

SCHMALFELDT, Janet. On performance, analysis, and Schubert. Per Musi. Belo Horizonte, v.5/6, 2002. p. 38-54.

Downloads

Publicado

2025-03-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Sobre Performance, análise, E Schubert”. 2025. Per Musi, nº 05 e 06 (março): 38-54. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56136.