O Acorde Místico como fundamento harmônico e estrutural de uma obra tardia de Scriabin

a comparative study of the Two Preludes, Op. 67 (1912-13)

Autores

  • William Davis Universidade da Geórgia

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56201

Palavras-chave:

Scriabin, Acorde Místico, Dois Prelúdios Op. 67, prelúdio, obras para piano, harmonia cromática

Resumo

Os Dois Prelúdios, Op. 67 de Alexander Scriabin (1912-1913) contém os elementos característicos da linguagem tonal de suas obras tardias, que são altamente cromáticas e não remetem de forma imediata aos processos triádicos tradicionais. Uma compreensão das harmonias e estruturas do Op. 67 contribui não somente para a compreensão das técnicas composicionais inovadoras de Scriabin, mas também para decisões interpretativas.

Biografia do Autor

  • William Davis , Universidade da Geórgia

    Os Dois Prelúdios, Op. 67 de Alexander Scriabin (1912-1913) contém os elementos característicos da linguagem tonal de suas obras tardias, que são altamente cromáticas e não remetem de forma imediata aos processos triádicos tradicionais. Uma compreensão das harmonias e estruturas do Op. 67 contribui não somente para a compreensão das técnicas composicionais inovadoras de Scriabin, mas também para decisões interpretativas.

Referências

ANGERER, Manfred. Musikalischer Ästhetizismus: Analytische Studien zu Skrjabins Spätwerk. Tutzing: Verlegt bei H. Schneider, 1984.

BAKER, James M. Music of Alexander Scriabin. New Haven, Conn.: Yale University Press, 1986.

ROBERTS, Peter Deane. Modernism in Russian Piano Music: Skriabin, Prokofiev, and their Russian Contemporaries. New Haven, Conn.: Yale University Press, 1993.

EBERLE, Gottfried. Zwischen Tonalität und Atonalität: Studien zur Harmonik Alexander Skrjabins. München: Musikverlag Emil Katzbichler, 1978.

KELKEL, Manfred. Alexandre Scriabine: Sa vie, l'ésotérisme et le langage musical dans son oeuvre. Paris: Editions Honoré Champion, 1978.

MACDONALD, Hugh John. Skryabin. London: Oxford University Press, 1978.

MAST, Dietrich. Struktur und Form bei Alexander N. Skrjabin. München: Wollenweber, 1981.

POPLE, Anthony. Skryabin and Stravinsky, 1908-1914: Studies in Theory and Analysis. New York: Garland Publications, 1989.

SCHLOEZER, Boris de. Alexandre Scriabine. Paris: Librairie des Cinq Continents, 1975.

SCHMIDT, Michael. Ekstase als musikalisches Symbol in den Klavierpoèms Alexander Skrjabins. Pfaffenwweiler: Centaurus Verlagsgesellschaft, 1989.

SCRIABIN, Alexander. The Complete Preludes and Etudes for Pianoforte Solo, ed. K. N. Igumnov and Y. I. Mil'shteyn (New York: Dover Publications, 1973), 139-142.

STEGER, Hanns. Materialstrukturen in den fünf späten Klaviersonaten Alexander Skrjabins. Regensburg: Gustav Bosse Verlag, 1977.

VERDI, Luigi. Aleksandr Skrjabin, tra musica e filosofia. Firenze: Passigli, 1991.

WISE, Herbert Harold. Relationship of Pitch Sets to Formal Structure in the Last Six Piano Sonatas of Scriabin. Ann Arbor, Mich.: University Microfilms, 1991.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“O Acorde Místico Como Fundamento harmônico E Estrutural De Uma Obra Tardia De Scriabin: A Comparative Study of the Two Preludes, Op. 67 (1912-13)”. 2002. Per Musi, nº 05 e 06 (janeiro): 90-100. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56201.