Análise e considerações sobre a execução dos choros para piano solo Canhôto e Manhosamente de Radamés Gnattali

Autores

  • Rafael dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57695

Palavras-chave:

música popular brasileira, choro, piano, performance musical, Radamés Gnattali

Resumo

Os choros para piano solo Canhôto e Manhosamente de Radamés Gnattali (1906-1988) contêm a maioria dos elementos estruturais característicos do gênero (ornamentação melódica, elaboração e funções da linha do baixo, harmonia e ritmo). Tais elementos são aliados a uma sonoridade jazzística e a técnicas associadas ao estilo “stride”, que os tornam modernos e sofisticados sem descaracterizá-los. A partir da análise desses elementos, são sugeridos alguns critérios para sua execução, tendo em vista o ritmo, a articulação e a forma de frasear característicos da música popular.

Biografia do Autor

  • Rafael dos Santos , Universidade Estadual de Campinas

    é Doutor em Música/Piano pela Universidade de Iowa - EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro. É Professor do Departamento de Música, Instituto de Artes da UNICAMP, onde exerce atualmente o cargo de Chefe de Departamento.

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Publicado

2025-03-18

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Análise E considerações Sobre a execução Dos Choros Para Piano Solo Canhôto E Manhosamente De Radamés Gnattali”. 2025. Per Musi, nº 03 (março): 5-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57695.

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