Em defesa dos arranjos musicais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57721Palavras-chave:
arranjo musical, transcrições, contrabaixo, música de câmara, linguagem, tradução, pós-modernismoResumo
Este artigo discute e sugere uma mudança de atitude em relação aos arranjos musicais, especialmente do repertório de música de câmara, os quais são imprescindíveis para prover o contrabaixo e alguns outros instrumentos com uma literatura significativa tanto do ponto de vista pedagógico quanto da performance. Finalmente, este artigo visa resgatar o status de repertório padrão outrora vivido pelas transcrições.
Referências
BEETHOVEN, Ludwig van. The Letters of Beethoven. Collec., trans. and ed. by Emily Anderson. v.1. New York: St.
Martin’s Press, 1961.
BENJAMIN, Walter. Illuminations. Ed. by Hannah Arendt, trans. by Harry Zohn. New York: Harcourt, Brace & World,
1968.
COOK, Nicholas. The Perception of Large-Scale Tonal Closure. Music Perception, Winter 1987, v.5, n.2.
DERRIDA, Jacques. Structure, Sign and Play in the Discourse of the Human Sciences. Writing and Difference.
Chicago, University of Chicago Press, 1978.
HARVEY, David . The Condition of Postmodernity: An Enquiry into the Origins of Cultural Change. Oxford: Basil
Blackwell, 1980. Reprint. Cambridge, Massachusetts: Blackwell, 1990.
HASSAN, Ihab. The Culture of Postmodernism. Theory, Culture, and Society, 1985, v. 2, p.123-124.
KOZINN, Allan. A Bassist Recital Attracts Not Only Bassists’ Spouses. New York Times, Saturday, December 25,
1999.
MENDELSOHN, Daniel. Stanley Lombardo translation of the Iliad. New York Times, Sunday, July 20, 1997.
SCAMMELL, Michael. The Don Flows Again. New York Times, Sunday, January 25, 1998.
SICHEL, John. So close and yet so far. Classical New Jersey, 1999, v.4, n.6.
STURM, Hans. Bass World, v.23, n.3, winter, 2000.
WECHSLER, Robert Performing without a Stage: The Art of Literary Translation. N. Haven: Catbird Press, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.