Em defesa dos arranjos musicais

Autores

  • Anthony Scelba Universidade Kean

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57721

Palavras-chave:

arranjo musical, transcrições, contrabaixo, música de câmara, linguagem, tradução, pós-modernismo

Resumo

Este artigo discute e sugere uma mudança de atitude em relação aos arranjos musicais, especialmente do repertório de música de câmara, os quais são imprescindíveis para prover o contrabaixo e alguns outros instrumentos com uma literatura significativa tanto do ponto de vista pedagógico quanto da performance. Finalmente, este artigo visa resgatar o status de repertório padrão outrora vivido pelas transcrições.

Biografia do Autor

  • Anthony Scelba , Universidade Kean

    é Professor Associado no Departamento de Música da Kean University, em Nova Jersey, EUA. Ele possui três diplomas pela Manhattan School of Music em Nova Iorque e foi a primeira pessoa a receber um doutorado em contrabaixo da Juilliard School. Por 10 anos, foi Contrabaixista Principal da New Jersey Symphony; continua a se apresentar amplamente como solista, músico de câmara e orquestral. É fundador do Yardarm Trio. Dr. Scelba foi vencedor do Fulbright Performing Artist Award em 1983-84 para Seul, na Coréia, e posteriormente ministrou masterclasses em Pequim e Xangai, na China. Em 1998, foi nomeado "Músico do Ano" pela Musicians Guild of Essex and Morris Counties. Como escritor e compositor publicado, Dr. Scelba é fundador e Diretor do Affiliate Artist Program na Kean, que patrocina muitas de suas apresentações de música de câmara.

Referências

BEETHOVEN, Ludwig van. The Letters of Beethoven. Collec., trans. and ed. by Emily Anderson. v.1. New York: St.

Martin’s Press, 1961.

BENJAMIN, Walter. Illuminations. Ed. by Hannah Arendt, trans. by Harry Zohn. New York: Harcourt, Brace & World,

1968.

COOK, Nicholas. The Perception of Large-Scale Tonal Closure. Music Perception, Winter 1987, v.5, n.2.

DERRIDA, Jacques. Structure, Sign and Play in the Discourse of the Human Sciences. Writing and Difference.

Chicago, University of Chicago Press, 1978.

HARVEY, David . The Condition of Postmodernity: An Enquiry into the Origins of Cultural Change. Oxford: Basil

Blackwell, 1980. Reprint. Cambridge, Massachusetts: Blackwell, 1990.

HASSAN, Ihab. The Culture of Postmodernism. Theory, Culture, and Society, 1985, v. 2, p.123-124.

KOZINN, Allan. A Bassist Recital Attracts Not Only Bassists’ Spouses. New York Times, Saturday, December 25,

1999.

MENDELSOHN, Daniel. Stanley Lombardo translation of the Iliad. New York Times, Sunday, July 20, 1997.

SCAMMELL, Michael. The Don Flows Again. New York Times, Sunday, January 25, 1998.

SICHEL, John. So close and yet so far. Classical New Jersey, 1999, v.4, n.6.

STURM, Hans. Bass World, v.23, n.3, winter, 2000.

WECHSLER, Robert Performing without a Stage: The Art of Literary Translation. N. Haven: Catbird Press, 1998.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Em Defesa Dos Arranjos Musicais”. 2001. Per Musi, nº 03 (janeiro): 17-26. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57721.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)