As Sonatas e Sonatinas para violino e piano de Ernst Mahle

uma abordagem dos aspectos estilísticos

Autores

  • Eliane Tokeshi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57784

Palavras-chave:

Ernst Mahle, sonatas, sonatinas, violino e piano, estilo musical, música brasileira

Resumo

As seis Sonatas e Sonatinas para violino e piano de Ernst Mahle foram escritas num período de 25 anos, durante os quais o autor manteve constante sua preferência por estruturas neoclássicas, contrastando com um idioma moderno. Mostrou, também, uma evolução das técnicas de composição e um aumento na incorporação de elementos rítmicos e melódicos da música folclórica e popular brasileira. Verificou-se que tais características retratam o desenvolvimento de seu próprio idioma, fato consequente de uma procura contínua do compositor por sonoridades diferentes, estas resultantes de um estudo de tipos de escalas variadas, juntamente com a influência da música do Brasil e da obra de Béla Bartók.

Biografia do Autor

  • Eliane Tokeshi , Universidade Estadual Paulista

    é natural de Piracicaba onde iniciou seus estudos. Foi vencedora de importantes concursos e solista frente a orquestra como Sinfônica do Estado de São Paulo, da USP, da Unesp, Sinfonia Cultura, Sinfônica de North Shore e da Universidade da Northwestern entre outras. Obteve o Bacharelado em violino no Instituto de Artes da Unesp, onde foi aluna do Prof. Ayrton Pinto. Premiada com uma bolsa pela CAPES, deu continuidade aos estudos nos EUA, onde completou o Mestrado na Boston University e o curso de Doutorado em violino na Northwestern University em Chicago. Atualmente é violinista convidada da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, vem apresentando solos e recitais além de exercer atividades pedagógicas.

Referências

MAHLE, Ernst. Sonatina (1955). São Paulo: Ricordi Brasileira, 1972.

____. “Sonatina (1956)”. Cópia de manuscrito, 1956.

____. Sonata (1968). Darmstadt: Edition Tonos, 1973.

____. “Sonatina (1974)”. Cópia de manuscrito, 1974.

____. “Sonatina (1975)”. Cópia de manuscrito, 1975.

____. “Sonata (1980)”. Cópia de manuscrito, 1980.

____. Ernst Mahle: Catálogo de Obras. Piracicaba, SP: Escola de Música de Piracicaba e Prefeitura de Piracicaba, 1998.

____. Ernst Mahle: Catálogo de Obras. Piracicaba, SP: Escola de Música de Piracicaba e Instituto Educacional Piracicabano, 2000.

____. Obras para Violino e Piano. Gravado por Celisa Amaral Frias, violino e Bernardete Sampaio, piano. Comentários de Ernst Mahle. Sonopress-Rimo, 1996.

____. Análise. Cópia de manuscrito , D33. Escola de Música de Piracicaba.

____. Modos, Escalas e Séries. Cópia de manuscrito, D30. Escola de Música de Piracicaba.

____. Entrevista de Josete Feres em novembro, 1995 (manuscrito).

____. Cópias de entrevistas de Antonio R. Arzolla em novembro, 1996; José de Feres em novembro, 1995; Johnson

Joanesburg Anchieta Machado em maio, 1993; Maria Constanza Almeida Prado, n.d.; Luciana Montenegro Carnevale, n.d.

____. Entrevistas de Eliane Tokeshi em agosto, 1998 (manuscrito); maio, 1999 (E-mail); Junho, 1999 (conversa por telefone).

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“As Sonatas E Sonatinas Para Violino E Piano De Ernst Mahle: Uma Abordagem Dos Aspectos estilísticos”. 2001. Per Musi, nº 03 (janeiro): 43-56. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57784.