Salvação cultural e Educação Musical

resíduos dos processos de colonização no Nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.58955

Palavras-chave:

Colonização, Salvação Cultural, Projetos Sociais, Sociologia da Educação Musical, Weber e Educação Musical

Resumo

Esta discussão teórica aprofunda os dados da minha pesquisa de doutorado e introduz novos elementos para refletir sobre o conceito de Salvação Cultural (SC). O texto delineia características centrais da SC identificadas a partir de uma revisão da literatura nas áreas da Educação Musical e das Ciências Sociais. Entre janeiro de 2022 e julho de 2023, realizei trabalho de campo etnográfico no Projeto Social Ilha da Música, localizado na Comunidade África, em Natal, Brasil. Identifico três elementos centrais da SC: o véu metafísico do poder da música, a ordem ritualística e o processo de transformação. Compreender a SC como exercício de poder é essencial para educadores musicais. Essa consciência sustenta uma abordagem crítica e inclusiva da educação musical voltada para crianças e adolescentes em contextos de desigualdade social. O texto conclui levantando questões que buscam reconstruir as práticas musicais no âmbito de projetos sociais, com o objetivo de questionar e superar os fundamentos estruturais da desigualdade presentes na ideia de Salvação Cultural.

Biografia do Autor

  • Andersonn Henrique Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Música pela mesma instituição (2015) e doutorado em Ciências Sociais com foco de pesquisa em Educação Musical (2024) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, incluindo estágio de pesquisa na University of Western Ontario (Canadá). Atualmente atua como professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Pensamento Complexo (GECOM/UERN) e do Grupo de Pesquisa Perspectivas em Educação Musical (GPPEM/UERN). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, programas sociais, teoria da complexidade e cultura, contextos não formais de ensino de música e sociologia da música.

Referências

Araújo, Andersonn Henrique (2024). A salvação cultural no ensino de música em projetos sociais (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Repositório Institucional da UFRN.

Baker, Geoffrey. 2021. Rethinking social action through music: the search for coexistence and citizenship in Medellín’s Music Schools. Cambridge: Open Book Publishers.

Baker, Geoffrey. 2022. The Power of music: advocacy in disguise. Geoff Baker, [s. l.], 30 Sept. 2022. avalibe in: https://geoffbakermusic.co.uk/2022/09/30/the-power-of-music-advocacy-in-disguise/. Acesso em: 30 ago. 2023.

Baker, Geoffrey and Knighton, Tess (ed.). 2010. Music and urban society in colonial Latin America. Cambridge: Cambridge University Press.

Bernstein, Basil. 1996. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. Londres: Taylor & Francis, 1996.

Bourdieu, Pierre. 2020. "Os três estados do Capital Cultural". In: Nogueira, Maria and Catâni, Afrânio (org.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, p. 71-80.

Canclini, Néstor. 2019. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4a. edição. São Paulo: Editora da USP.

Cascudo, Câmara. 1999. História da cidade do Natal. Natal: RN Econômico.

Cascudo, Câmara. 1984. História do Rio Grande do Norte (3ª ed.). Natal: Fundação José Augusto.

Freire, Paulo. 1992. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Fernandes, Florestan. 1965. A integração do negro na sociedade de classes. Vol. 1 - O legado da raça branca. São Paulo: Dominus/Editora Universidade de São Paulo.

Holler, Marcos. 2010. Os Jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Unicamp.

Krenak, Ailton. 2019. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.

Souza, Jessé. 2020. A ralé Brasileira: quem é e como vive. 3a edição. São Paulo: Editora Contracorrente.

Weber, Max. 2009. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Wright, Ruth; Finney, John. 2010. Culture, society and music education. In: WRIGHT, Ruth (org.). Sociology and music education. New York: Routledge, p. 245–262.

Publicado

2025-07-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Salvação Cultural E Educação Musical: Resíduos Dos Processos De colonização No Nordeste Brasileiro”. 2025. Per Musi 26 (julho): 1-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.58955.