Salvação cultural e Educação Musical
resíduos dos processos de colonização no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.58955Palavras-chave:
Colonização, Salvação Cultural, Projetos Sociais, Sociologia da Educação Musical, Weber e Educação MusicalResumo
Esta discussão teórica aprofunda os dados da minha pesquisa de doutorado e introduz novos elementos para refletir sobre o conceito de Salvação Cultural (SC). O texto delineia características centrais da SC identificadas a partir de uma revisão da literatura nas áreas da Educação Musical e das Ciências Sociais. Entre janeiro de 2022 e julho de 2023, realizei trabalho de campo etnográfico no Projeto Social Ilha da Música, localizado na Comunidade África, em Natal, Brasil. Identifico três elementos centrais da SC: o véu metafísico do poder da música, a ordem ritualística e o processo de transformação. Compreender a SC como exercício de poder é essencial para educadores musicais. Essa consciência sustenta uma abordagem crítica e inclusiva da educação musical voltada para crianças e adolescentes em contextos de desigualdade social. O texto conclui levantando questões que buscam reconstruir as práticas musicais no âmbito de projetos sociais, com o objetivo de questionar e superar os fundamentos estruturais da desigualdade presentes na ideia de Salvação Cultural.
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