Métodos pioneiros de ensino musical no Brasil: críticas, lutas e rivalidades

Autores/as

  • Ailton Pereira Morila Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163401

Palabras clave:

educação musical no Brasil República (século XIX e XX), métodos de ensino musical, cultura escolar erudita e popular

Resumen

No final do século XIX e início do século XX, transformações políticas e sociais marcaram o Brasil: abolição, imigração, República, reformas urbanas. Um dos motes destas reformas era a educação. A educação elevaria o Brasil à nação civilizada. Na educação, a música se apresentava como importante e até essencial. O ensino musical tornou‐se preocupação de músicos e educadores. No estado de São Paulo, vários métodos foram criados. A cada método inúmeras críticas e discussões se seguiam. O objetivo deste artigo é trazer a tona alguns destes métodos pioneiros bem como as críticas, lutas e rivalidades em torno deles, que denunciam não somente uma questão educacional, mas uma luta por espaços sociais, notadamente na cultura escolar, erudita e popular.

Publicado

2017-02-18

Número

Sección

Artículos en Portugués/Español

Cómo citar

“Métodos Pioneiros De Ensino Musical No Brasil: Críticas, Lutas E Rivalidades”. 2017. Per Musi, no. 34 (February). https://doi.org/10.1590/permusi20163401.