Cuidado Violão!
Mozart Secundino e o acompanhamento violonístico no âmbito dos conjuntos regionais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54138Palavras-chave:
Violão de acompanhamento, Regionais, Obrigações, Baixarias, ChoroResumo
Este artigo se concentra na descrição de aspectos da prática musical do violonista Mozart Secundino de Oliveira, tomando-a como referência para examinar a inserção do violão de acompanhamento no contexto dos conjuntos regionais. Mozart teve profícua atuação na cidade de Belo Horizonte, obtendo reconhecimento e notoriedade nos últimos anos de sua vida, entre 2004 e 2015. Esteve envolvido com o choro em suas diversas dimensões durante aproximadamente 70 anos, tocando com instrumentistas fundadores desse estilo, e também com jovens músicos inexperientes. Algumas dessas dimensões serão aqui tratadas como categorias analíticas, como é o caso da roda de choro, dos baixos de obrigação, das baixarias, e do próprio conjunto regional.
Referências
Amado, Paulo Vinicius. 2014. A expressividade no choro: um estudo a partir de perspectivas da etnomusicologia e da fenomenologia. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.
Becker, José Paulo Thaumaturgo. 1996. O acompanhamento de violão de 6 cordas no choro a partir de sua visão no conjunto "Época de Ouro". Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bittar, Iuri. 2011. Fixando uma gramática: Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto. Dissertação (Mestrado em Música), Centro de Letras e Artes, Unirio.
Braga, Luiz Otávio Rendeiro Correa. 2002. A invenção da música popular brasileira: de 1930 ao final do Estado Novo. Tese (Doutorado em História). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Braga, Luiz Otávio Rendeiro Correa. 2002b. O violão de 7 cordas: teoria e prática. Rio de Janeiro: Lumiar Editora.
Caetano, Rogério. 2010. Sete cordas: técnica e estilo. Rio de Janeiro: Garbolights.
Campos, Lúcia Pompeu de Freitas (ed.). 2023. Choro: instrução técnica do processo de registro do choro como patrimônio cultural do brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura. Disponível em: https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/choropatrimonio/. Acesso em: 29 nov. 2024.
Carneiro da Cunha, Manuela. 2017. “Etnicidade: da cultura residual mas irredutível”. In: Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify.
Cazes, Henrique. 2005. Choro: do quintal ao municipal. 3aed. São Paulo: Editora 34.
Freitas, Marcos Flávio de Aguiar. 2005. O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.
Geus, José Reis de. 2009. Pixinguinha e Dino sete cordas: reflexões sobre a improvisação no choro. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás.
Junqueira, Humberto. 2023. O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino. Teresina: Cancioneiro.
Livingston-Isenhour, Tamara Elena; Garcia, Thomas George Caracas. 2005. Choro: a social history of a Brazilian popular music. Bloomington: Indiana University Press.
Moraes, Maiara Felippe. 2017. O sopro de Copinha: reflexões sobre a flauta na música popular brasileira. Dissertação (Mestrado em Música), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas.
Moura, Roberto. 1995. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Pereira, Marcelo das Dores. 2016. Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: um estudo de caso aplicado ao ensino do choro. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.
Ramos, Lucas de Campos. 2016. O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro. Dissertação (Mestrado em Música), Faculdade de Artes, Universidade de Brasília.
Sadie, Stanley. 1994. Dicionário Grove de música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Sandroni, Carlos. 2001. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/editora UFRJ.
Sarmento, Luciano Cândido e. 2005. Altamiro Carrilho: flautista e mestre do choro. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia.
Simplicidade. Direção de Amanda Gomes e Daniela Meira. Produção: Daniela Meira e Mariana Mól. Belo Horizonte: 2015, 1 DVD.
Taborda, Márcia Ermelindo. 2004. Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830/1930. Tese (Doutorado em História Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Taborda, Márcia Ermelindo. 1995. Dino sete cordas e o acompanhamento de violão na música popular brasileira. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tinhorão, José Ramos. 2010. História social da música popular brasileira. 2. ed. São Paulo: 34 letras.
Turino, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politic of Participation. Chicago: University of Chicago Press.
Wisnik, José Miguel. 2004. “Getúlio da Paixão Cearense”. In: O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






