A prole do Bebê n.1 e n.2 de Villa-Lobos
estratégias da textura como recurso composicional
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55615Palavras-chave:
música brasileira, Villa-Lobos, análise musical, textura musical, técnicas de composiçãoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de investigação do material de acordes, ritmos, textura e timbre nas peças deVilla-Lobos: AProle do Bebê n.1 e n.2, observando também as técnicas de composição quanto à textura nas dimensões vertical e horizontal.A metodologia constou de levantamento do material, seleção dos exemplos musicais mais representativos e aplicação de técnicas de análise de SALZER (1982), quando pertinente.Aconclusão mostra que Villa-Lobos utilizou processos composicionais que combinam aspectos musicais rítmicos e melódicos do ambiente brasileiro em uma síntese original.
Referências
BARRENECHEA, Lúcia. GERLING, Cristina Capparelli. “Villa-Lobos e Chopin: o diálogo musical das nacionalidades”. In: GERLING, Cristina (Org.) Três estudos analíticos. Villa-Lobos, Mignone, C. Guarnieri. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
BITTENCOURT, Maria Cristina Futuro. “Panorama da Bibliografia Villalobiana”. Brasiliana. Rio de Janeiro: n. 3. set. 1999. pp. 38-47.
BÉHAGUE, Gerard. Villa-Lobos, the search of Brazilian soul. Austin: University of Texas at Austin, 1994.
______.“Villa-Lobos, Heitor”. In:The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2 ed. v. 26. London: Macmillan, 2001. p. 614.
FERNANDEZ, Lorenzo. “Acontribuição harmonica de Villa-Lobos para a música brasileira”. Boletin latino americano de musica. vol. 6. (Abril), 1946. pp. 283-300.
KATER, Carlos. “Aspectos da modernidade de Villa-Lobos”. Em Pauta. Porto Alegre: 1, n.2 ,1990. pp. 52-65.
______(Org.) “Encontro com Villa-Lobos”. Entrevista concedida a Madeleine Milhaud (Paris, 12/03/1952). Cadernos de Estudo: análise Musical. São Paulo : Atravez, 1991. pp. 89-95.
KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth century music. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.
LIMA, Luiz Fernando Nascimento de. “Notícia sobre o I Congresso Internacional Villa-Lobos”. Brasiliana. Rio de Janeiro: n. 12. set. 2002. pp.2-9.
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 5 ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2000.
MEAD, Andrew. “The State of Research in Twelve-tone and Atonal Theory”. Music Theory Spectrum. 11: (1), Spring 1989. pp. 40-48.
NEVES, José Maria. Depoimento. In : Vida e obra de Heitor Villa-Lobos. Rio de Janeiro : CD-ROM. CD’Arte, 2000.
OLIVEIRA, Jamary. “Black Key versus White key: a Villa-Lobos device”. Latin American Music Review. V. 5, n. 1 (Spring/Summer), 1984. pp. 33-47.
SALZER, Felix. Structural Hearing. New York: Dover, 1982.
SCHNAPPER, Laure. “Ostinato”. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2 ed. V. 18. London: Macmillan, 2001, p. 782.
SIMMS, Bryan. Music of twentieth century. Style and Structure. New York: Schirmers, 1995.
STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000. Villa-Lobos, sua obra. Catálogo. 3 ed. Rio de Janeiro : Museu Villa-Lobos, 1989.
TACUCHIAN, Ricardo. “Um Réquiem para Villa-Lobos”. Brasiliana. Rio de Janeiro: n. 9. set. 2001. pp.16-21.
WIDMER,Ernst. “Bordão e bordadura”. ART. Salvador: 004, jan.mar, 1982. pp 9-46.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






