A prole do Bebê n.1 e n.2 de Villa-Lobos

estratégias da textura como recurso composicional

Autores

  • Maria Lúcia Pascoal Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55615

Palavras-chave:

música brasileira, Villa-Lobos, análise musical, textura musical, técnicas de composição

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de investigação do material de acordes, ritmos, textura e timbre nas peças deVilla-Lobos: AProle do Bebê n.1 e n.2, observando também as técnicas de composição quanto à textura nas dimensões vertical e horizontal.A metodologia constou de levantamento do material, seleção dos exemplos musicais mais representativos e aplicação de técnicas de análise de SALZER (1982), quando pertinente.Aconclusão mostra que Villa-Lobos utilizou processos composicionais que combinam aspectos musicais rítmicos e melódicos do ambiente brasileiro em uma síntese original.

Biografia do Autor

  • Maria Lúcia Pascoal, Universidade Estadual de Campinas

    Maria Lúcia Pascoal é Doutora em Música (UNICAMP), professora e pesquisadora na área de Linguagem e Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Colabora nas publicações especializadas em música no Brasil e é autora de Estrutura Tonal: Harmonia (Companhia Editora Paulista; www.cultvox.com.br) Entre recentes participações em congressos, contam-se o I Congresso Internacional Villa-Lobos, em Paris (2002) e o Seminário Orpheus Music Theory, em Ghent (2003). Editora da revista OPUS da ANPPOM (2003-4).

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Prole Do Bebê n.1 E n.2 De Villa-Lobos: Estratégias Da Textura Como Recurso Composicional”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 95-106. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55615.