A preparação do cantor para a performance de música brasileira de concerto
voz, corpo e aspectos cênicos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.57866Palavras-chave:
Performance vocal, Música brasileira de concerto, Voz e corpo, Sul fiato, Linguagem corporalResumo
O atuar do performer vocal está condicionado aos atributos de respiração, fonação e aparelhos ressoadores, que devem funcionar de forma homogênea e equilibrada, visando a uma interpretação livre de tensões desnecessárias. Esse aparato técnico deve sustentar a emissão chamada de sul fiato – sobre o ar – e, na música brasileira de concerto, temos os problemas adicionais da dicção e fonação provenientes da língua falada e cantada no Brasil. Objetivando sanar eventuais dificuldades relacionadas a essa performance vocal da música brasileira, desenvolvo aqui um estudo teórico que mostra como o estudante de canto lírico e mesmo o profissional da voz podem se valer de técnicas corporais dinâmicas e flexíveis para prover sua interpretação de elementos cênicos que conjuguem, ao mesmo tempo, liberdade e certo grau de improvisação. Os resultados foram que ao integrar corpo, voz e argumentos cênicos o performer poderá aliar música de concerto nacional com uma linguagem corporal específica.
Referências
Allen, Glenn Seven. 2019. The Singer Acts, The Actor Sings: A Practical Workbook to Living Through Song, Vocally and Dramatically. Índia: Bloomsbury Publishing.
Andrade, Mário de. 1976. Pequena história da música. São Paulo: Martins.
Andrade, Mário de. 1991. Aspectos da Música brasileira. Belo Horizonte: Villa Rica.
Burgess, Thomas., Skilbeck, Nicholas. 2020. The Singing and Acting Handbook: Games and Exercises for the Performer. Reino Unido: Taylor & Francis.
Chasin, Ibaney. 2004. O canto dos afetos: um dizer humanista. São Paulo: Perspectiva.
Clark, Mark Ross., Clark, Lynn V. 2009. Singing, Acting, and Movement in Opera: A Guide to Singer-getics. Estados Unidos: Indiana University Press.
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira. 2008. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp.
Gayotto, Lucia Helena 2002. Voz, partitura da ação. São Paulo: Plexus.
Herr, Martha. 2004. “um modelo para interpretação de canção brasileira nas visões de Mário de Andrade e Oswaldo de Souza”. Música Hodie 4, 2: 27-37.
Herr, Martha. 2007. Vozes em conversa: a performance como produção em arte e ciência. Tese (Livre-docência em canto) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
Hoch, Matthew (org.). 2020. So You Want to Sing with Awareness: A Guide for Performers. Alemanha: Rowman & Littlefield Publishers.
Juvarra, Antonio. 2014. Canto perduto, canto ritrovato: liberare la voce per liberare la mente. Italia: Armando.
Magalhães, Mariana Campos. 2019. Grupo Teatro do Movimento: um gesto expressivo de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira. Rio de Janeiro: Gramma.
Malde, Melissa., Allen, MaryJean., Zeller, Kurt-Alexander. 2020. What Every Singer Needs to Know about the Body. Estados Unidos: Plural Publishing, Incorporated.
Miller, Richard. 2019. A estrutura do canto: sistema e arte na técnica vocal. São Paulo: É.
Pereira, Mara Elisa Matos., Braga, Maria Alice da Silva., Kirchof, Edgar Roberto., Rolla, Angela da Rocha. 2017. Fundamentos do texto literário. Brasil: Intersaberes.
Ostwald, David. 2005. Acting for singers: creating believable singing characters. Oxônia: Oxford University Press, USA.
Santos, Lenine Alves dos. 2011. O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil. São Paulo: Unesp.
Savvidou, Paola. 2021. Teaching the Whole Musician: A Guide to Wellness in the Applied Studio. Estados Unidos: Oxford University Press.
Silva, Luciano Simões. 2016. “A pedagogia vocal para o canto popular na universidade: experimentação e vocação estética”. Anais do II Simpósio de Estética e Filosofia da Música de Porto Alegre 2,2: 390-392.
Siqueira, José de Lima. 1975. Oito canções populares brasileiras. Rio de Janeiro: Folipress. 1 partitura. Canto e piano.
Stein, Deborah J.; Spillman, Robert. 2002. Poetry into song: performance and analysis of Lieder. Estados Unidos: Oxford University Press.
Vaccari, Pedro Razzante. 2013. José Siqueira e o coco de embolada erudito: por uma performance etnomusicológica contemporânea. São Paulo: Unesp.
Vaccari, Pedro Razzante. 2024. “A “Viola quebrada” e a doce música: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico”. Música Hodie 24: 1-38 . DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78264.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






