A preparação do cantor para a performance de música brasileira de concerto

voz, corpo e aspectos cênicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.57866

Palavras-chave:

Performance vocal, Música brasileira de concerto, Voz e corpo, Sul fiato, Linguagem corporal

Resumo

O atuar do performer vocal está condicionado aos atributos de respiração, fonação e aparelhos ressoadores, que devem funcionar de forma homogênea e equilibrada, visando a uma interpretação livre de tensões desnecessárias. Esse aparato técnico deve sustentar a emissão chamada de sul fiato – sobre o ar – e, na música brasileira de concerto, temos os problemas adicionais da dicção e fonação provenientes da língua falada e cantada no Brasil. Objetivando sanar eventuais dificuldades relacionadas a essa performance vocal da música brasileira, desenvolvo aqui um estudo teórico que mostra como o estudante de canto lírico e mesmo o profissional da voz podem se valer de técnicas corporais dinâmicas e flexíveis para prover sua interpretação de elementos cênicos que conjuguem, ao mesmo tempo, liberdade e certo grau de improvisação. Os resultados foram que ao integrar corpo, voz e argumentos cênicos o performer poderá aliar música de concerto nacional com uma linguagem corporal específica.   

Biografia do Autor

  • Pedro Razzante Vaccari, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorando em Música pela USP. Doutor pela Unesp. Foi bolsista pibic cnpq do Instituto de Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira de concerto , canto lírico no Brasil, canto coral e etnomusicologia da performance. Bacharel em Música, com habilitação em Canto pela Unesp, sob orientação da Prof. Dra. Martha Herr, foi bolsista do PIBIC Cnpq, tendo sua bolsa renovada por duas vezes, sob a orientação do Prof. Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira, e apresentado trabalhos nos Congressos da Unesp em 2005, 2006 e 2007. Aprovado em Concurso no Teatro Municipal de São Paulo em primeiro lugar, desde dezembro de 2007 integra o Coral Paulistano desse Teatro. Junto a esse coral realizou diversos solos. Foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão, onde teve aulas com o tenor Fernardo Portari durante todo o mês de julho de 2007, e onde teve a oportunidade de cantar em Master Class para a soprano neozelandesa Dame Kiri te Kanawa. Teve aulas de canto em Stuttgart (Alemanha), com a Prof. Dra. Ulrike Sonntag, e em Buenos Aires (Argentina) com a professora e cantora Irene Burt. Em 2012 gravou CD com canções de Ronaldo Miranda, com o pianista Eder Pessoa, sob a supervisão do próprio compositor. Apresentou o mesmo programa em recital no Programa Músicas que elevam, na Boa Vontade TV. Aprovado para a Bach Akademie na Alemanha em 2014, cantou na Suíça no mesmo ano, e foi parecerista em Nova Iorque em 2018. Foi banca do Congresso de Iniciação Científica da Unesp 2012. Seu Mestrado foi em Etnomusicologia da Performance, na Unesp, sobre o canto do coco de embolada nordestino e sua influência social e cultural na contemporaneidade. Também poeta, teve publicados poemas pela Editora Chiado, de Lisboa, e Vivara, brasileira, em 6 antologias. Seu artigo "Padre José Maurício Nunes Garcia e o Mulatismo Musical: Embranquecimento histórico?", publicado pela Revista Música da Universidade de São Paulo em agosto de 2018 é o mais importante e completo de sua pesquisa de doutoramento. Publicou, ainda, na Revista de Etnomusicologia da Turquia em conjunto com sua orientadora, Dorotéa Kerr e na Revista Orfeu da UDESC. Estudou em Frankfurt, Alemanha (2015), com Gerd Türk, em Milão, Itália (2016) com Nicola Pamio, em Nova Iorque, EUA, com Marko Lampas (2018) e em Berlim, Alemanha, com Birgit Wagner (2019). Em 2019 publicou artigo na Revista Música em Contexto, da UnB, em 2020 na Revista Internacional de Língua Portuguesa (RILP) e na Revista Ictus, e em 2021 na Revista da Tulha da USP e apresentou trabalho no Congresso da Anppom. Desde junho de 2018 é mestre de capela e regente da Paróquia Cristo Ressuscitado, em São Paulo, onde também desenvolve trabalho de docência.
    Foi solista do Réquiem do padre José Maurício Nunes Garcia (1816) e apresentou-se na Rádio UFRGS em novembro de 2021. Em 2021 se apresentou no Cipem International Conference de Portugal, e publicou na Revista Nava, e na Revista Espaço acadêmico em 2022. Desde 2019 desenvolve parceria com o pianista e professor Miguel Laprano.

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Publicado

2025-05-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A preparação Do Cantor Para a Performance De Música Brasileira De Concerto: Voz, Corpo E Aspectos Cênicos”. 2025. Per Musi 26 (maio): 1-17. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.57866.