Estendendo o conceito de cadência para o repertório pós-tonal

Autores

Palavras-chave:

Cadências em música, Terminologia musical, Harmonia, Análise musical, Pós-tonalidade

Resumo

Toma-se o conceito de cadência, tópico do campo da harmonia, com um duplo objetivo: refletir sobre o uso da terminologia musical, expondo certa falta de consenso observada entre autores brasileiros, e exemplificar a permanência do conceito de “cadência” no repertório pós-tonal. Inicia-se com uma revisão histórico/conceitual do tema, investigando como esse assunto é tratado em livros selecionados, seus pontos de contato e divergência, sugerindo, ao final, uma abordagem para a classificação das progressões acórdicas. A seguir, partindo desses entendimentos, intenta-se estender a ideia de função cadencial para o repertório não-tonal, exemplificada com progressões conclusivas e de artifícios de tonicização em obras do século XX.

Biografia do Autor

  • Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de Brasília (UNB)

    Professor adjunto do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Autor do livro Estruturações Harmônicas Pós-tonais (Edunesp, 2006), do CD Veredas Sonoras (2010) e produtor do DVD Música Eletroacústica no Brasil (UNESP/TV UNICSUL, 2008). Percussionista, doutor em música pela Universidade de São Paulo (Bolsa CAPES, 2009), mestre em música pela UNESP (2004) e Bacharel em Composição e Regência pela UNESP (2001). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutoramento junto ao Departamento de Antropologia da UnB.

Referências

BENEDICTIS, Savino de. Terminologia Musical. São Paulo: Ricordi, 1970.

BENNETT, Roy. Forma e Estrutura na Música. Trad. Luiz C. Csëko. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

BRISOLLA, Cyro M. Princípios de Harmonia Funcional. São Paulo: Novas Metas, 1979.

BRISOLLA, Cyro M. Princípios de Harmonia Funcional. Revisado e ampliado por Mario Ficarelli. São Paulo: Annablume, 2006.

CARRETER, Fernando L. Diccionario de términos filológicos. Madrid: Editorial Gredos, 1973.

DANHAUSER, A. Théorie de la Musique. Paris : Editions Henry Lemoine, 1996.

DOUÉ, Jean. Étude Technique et Stylistique de L’Harmonie. Paris: Gérard Billaudot Ed., 2005.

GREEN, Douglass M. Form in Tonal Music. New York: Holt, Rinehart and Wiston, 1965.

HINDEMITH, P. Curso Condensado de Harmonia Tradicional. Trad. Souza Lima. São Paulo: Irmãos Vitale, s.d.

KOSTKA. Stefan & PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. Boston: McGraw-Hill, 2000.

OLIVEIRA, José Zula de & OLIVEIRA, Marilena de. Harmonia Funcional. São Paulo: Cultura Musical, 1978.

OWEN, Harold. Modal and Tonal Counterpoint. New York: Schirmer Books, 1992.

PERSICHETTI, Vincent. Twentyeth Century Harmony. New York, W. W. Norton, 1961.

PISTON, Walter. Armonía. Cooper City: Span Press Universitaria, 1998.

RAMEAU, Jean-Philippe. Treatise on Harmony. New York: Dover, 1971.

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo, Edunesp, 2001.

SÉPE, João. Tratado de Harmonia. São Paulo: Ricordi Americana, 1942

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Estendendo O Conceito De Cadência Para O repertório pós-Tonal”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-16. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39911.