On-demand streaming services

escuta como experiência e experimentação

Autores

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil
  • Astréia Soares Batista Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5173

Palavras-chave:

experiência da escuta musical, indústria fonográfica, music streaming services

Resumo

Este artigo problematiza a escuta musical ligada à experiência com os atuais music on demand streaming services em algumas de suas implicações estéticas, culturais, tecnológicas e econômicas. O texto apresenta as preocupações de artistas e pensadores a respeito de mudanças que surgiram para os hábitos de escuta desde a modernidade, do convívio com as mídias analógicas sob a rubrica da indústria de conteúdos até a onipresença contemporânea das mídias digitais. Apresentam-se como sintomáticos os aplicativos de streaming service, que oferecem uma comodidade de acesso por assinatura a seus catálogos, playlists personalizadas (scrobbling) e integradas a redes sociais, além de um design de interface voltado para uma interação intuitiva e, em alguns desses serviços, a possibilidade de pesquisar e de divulgar trabalhos inéditos. Em contrapartida, observam-se constrangimentos implícitos em sua frequentação, tais como o controle e o bloqueio de arquivos não licenciados e uma suposta restrição da prática amadorística de criação ou de intervenção musical. Atraída ao consumo confortável, porém fortemente mediatizado sobre as expectativas iniciais de liberdade de acesso e compartilhamento na cultura musical online, a experiência da escuta sob a lógica dos streaming services merece ser repensada como uma potencial “micropolítica de experimentação”.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil

    Pprofessor permanente do Programa de Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade FUMEC

  • Astréia Soares Batista, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura, Brasil

    Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado em Estudos Culturais ContemporIaneos da Universidade FUMEC

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“On-Demand Streaming Services: Escuta Como Experiência E experimentação”. 2018. Per Musi, nº 37 (abril). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5173.