Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010

Autores/as

  • Gustavo Araújo Amui Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Fernanda Albernaz do Nascimento Guimarãe Universidade Federal de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163404

Palabras clave:

educação musical na Educação Básica, educação em periódicos de música entre 2000 e 2010

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós‐Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás, cujo objetivo foi identificar e analisar concepções que fundamentam o pensamento vigente em publicações de periódicos nacionais sobre educação musical na educação básica entre os anos de 2000 a 2010. O pensamento complexo na perspectiva de Edgar Morin e os conceitos de linguagem de Mikhail Bakhtin complementam o referencial teórico da pesquisa. Sendo assim, trazemos neste artigo dados e reflexões a partir de resultados obtidos na pesquisa, principalmente no que se refere aos referenciais teóricos dos artigos analisados. Dentre os resultados, observa‐se que a área da educação musical no campo da educação básica dialoga com outras áreas e campos do conhecimento na construção de referenciais teóricos para a discussão de suas especificidades no contexto da educação básica, dados que corroboram os resultados de outras pesquisas. Constata‐se que em alguns artigos, tomam‐se autores da respectiva área (educação musical) como centrais em suas discussões. Observa‐se, também, que as leis e os documentos normativos integram e tematizam o discurso sobre educação musical na educação básica.

Publicado

2017-02-18

Número

Sección

Artículos en Portugués/Español

Cómo citar

“Música Na educação básica: Referenciais teóricos De periódicos Nacionais Publicados Entre 2000 E 2010”. 2017. Per Musi, no. 34 (February). https://doi.org/10.1590/permusi20163404.