Diferentes abordagens de ensino para projeção vocal no canto lírico

Autores/as

  • Nadja Barbosa Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
  • Marta Assumpção de Andrada Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163307

Palabras clave:

projeção vocal no canto, voz no canto lírico, professor de canto

Resumen

Existem diversas concepções a respeito de como desenvolver a projeção da voz no canto lírico, embora o recurso seja corriqueiramente enfatizado na prática desse estilo. O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar e analisar as principais formas de abordagem de ensino da projeção vocal no canto lírico, por professores atuantes nessa área. Segundo os participantes da amostra, cinco pontos de abordagem para uma efetiva projeção vocal no canto lírico são os aspectos que envolvem o corpo, a percepção/propriocepção do som, a utilização de imagens na didática e, principalmente, a respiração e a emissão da voz.

Publicado

2018-05-05

Número

Sección

Artículos en Portugués/Español

Cómo citar

“Diferentes Abordagens De Ensino Para projeção Vocal No Canto lírico”. 2018. Per Musi, no. 33 (May). https://doi.org/10.1590/permusi20163307.