Ensinando música musicalmente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57685Keywords:
educação musical, processos musicais, Swanwick, discursoAbstract
Nesta apresentação eu proponho que a música é uma forma de discurso, o que traz três princípios fundamentais para professores de música. Estes princípios apresentam algumas implicações para os métodos de ensino e currículos. A palavra 'discurso' é utilizada aqui com um sentido cotidiano, e não técnico. Termos correlatos incluem 'argumento', 'troca de idéias', 'conversação', 'expressão do pensamento' e, acima de tudo, 'forma simbólica'. Discurso se manifesta de maneiras variadas, não apenas através de palavras. Meu argumento é que a música é parte de toda uma rede formada por várias formas do discurso humano, e não uma atividade estranha, separada da vida em geral. Também argumento que música não é um objeto, mas sempre um evento contemporâneo. Os processos musicais têm grau de autonomia cultural com múltiplas interpretações, usos e respostas.
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