Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial
Palavras-chave:
Arte colonial mineira, Barroco, RetóricaResumo
A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendo-o considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procura-se identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar e ensinar os fiéis.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ARISTÓTELES. Metafísica I. Porto Alegre: Globo, 1969.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Introdução ao barroco mineiro: cultura barroca e manifestações do rococó em Minas Gerais. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.
CANO, Rubén López. Música y retórica en el barroco. Cidade do México, D.F.: Universidad Nacional Autónoma de México, 2000.
CHECA, Fernando; MÓRAN, José Miguel. El Barroco. Madrid: Istmo, 1989.
GIUSSANI, Luigi. O senso religioso. 2. ed. São Paulo: Companhia Ilimitada, 1993.
GIUSSANI, Luigi. Por que a Igreja. 2. ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2004.
MARAVALL, José António. A Cultura do Barroco. São Paulo: EDUSP, 1997.
MASSIMI, Marina. Palavras, almas e corpos no Brasil colonial. São Paulo: Loyola, 2005.
MASSIMI, Marina. Palavras e imagens na pregação do Brasil colonial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO BARROCO IBERO-AMERICANO, 4, 2006, Ouro Preto e Mariana. Anais do... No prelo.
TAGLIABUE, Guido Morpurgo. Aristotelismo e Barroco. In: CONGRESSO INTERNAZIONALE DI STUDI UMANISTICI, 3, 1954, Venezia. Atti del... Roma: Fratelli Bocca Editori, 1955, p.119-195.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






