Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial

Autores

  • Fábio Henrique Viana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Arte colonial mineira, Barroco, Retórica

Resumo

A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendo-o considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procura-se identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar e ensinar os fiéis.

Biografia do Autor

  • Fábio Henrique Viana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Graduado em flauta pela Escola de Música da UFMG (2000), classe do Prof. Artur Andrés; diplomado em flauta pelo Conservatorio Giuseppe Verdi de Milão, Itália (2003), classe do Prof. Gabriele Gallotta; e Mestre em Música também pela Escola de Música da UFMG (2005), sob orientação do Prof. Dr. André Cavazotti, na classe de flauta do Prof. Dr. Maurício Freire. Atualmente é professor do Centro de Formação Artística (CEFAR) da Fundação Clóvis Salgado e doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, sob a orientação da Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos.

Referências

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Maravilha E Conhecimento Na Arte Religiosa De Minas Colonial”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40518.