Adorno, Hanslick e a questão da autonomia estética da música

Autores/as

  • Mário Videira Universidade de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163504

Palabras clave:

Theodor Adorno e Eduard Hanslick, o belo musical, autonomia estética da música

Resumen

No semestre de inverno de 1932/33, Theodor Adorno ministrou na Universidade de Frankfurt um curso sobre o ensaio Do Belo Musical. Num artigo publicado alguns anos mais tarde, Adorno enfatizava a importância desse livro, uma vez que ele fixava o elemento da lógica imanente da composição musical, contra os autores que defendiam a música programática. Com efeito, um dos principais objetivos do ensaio de Hanslick era o estabelecimento da autonomia da obra musical. De acordo com ele, o belo na música é algo especificamente musical consistindo apenas e tão somente nos próprios sons e em sua combinação artística. Embora as referências diretas a Hanslick sejam relativamente raras e esparsas nos textos de Adorno, não devemos subestimar suas ressonâncias no pensamento desse autor. O objetivo desse artigo é investigar em que medida as ideias de Hanslick acerca da autonomia estética da música poderiam ter influenciado o conceito adorniano de material musical, bem como a sua abordagem da análise musical.

Publicado

2017-01-14

Número

Sección

Artículos en Portugués/Español

Cómo citar

“Adorno, Hanslick E a questão Da Autonomia estética Da Música”. 2017. Per Musi, no. 35 (January). https://doi.org/10.1590/permusi20163504.