Heitor Villa-Lobos em Buenos Aires durante a década de 1920

modernismo, recepção e campo

Autores

  • Silvina Luz Mansilla Universidade Católica Argentina

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55089

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Buenos Aires, recepção musical, modernismo, campo musical e concertos

Resumo

Estudo sobre a primeira visita de H. Villa-Lobos a Buenos Aires, ocorrida em 1925 a convite da Associação Wagneriana e da Sociedade Cultural de Concertos. Analisa-se a repercussão na crítica especializada e o impacto que sua obra causou na atividade musical local, encontrando opiniões divergentes: algumas positivas e outras de reserva ou prudente abstenção. Conclui-se que aquelas marchas e contramarchas em torno da avaliação de sua obra já indicavam um campo musical incipiente em que, não muito tempo depois, ocorreria a primeira fratura entre tradição e modernidade na Argentina.

Biografia do Autor

  • Silvina Luz Mansilla, Universidade Católica Argentina

     

    Silvina Luz Mansilla (1962) é Doutora em Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, com uma tese dedicada à circulação, recepção e mediações na obra musical de Carlos Guastavino. Licenciada e Professora Superior de Música, com especialização em Musicologia pela Universidade Católica Argentina. Formou-se também como Professora de Piano no Conservatório Nacional de Música “Carlos López Buchardo”. Atualmente, é docente-pesquisadora, com dedicação especial, na Faculdade de Artes e Ciências Musicais da Universidade Católica Argentina e Chefe de Trabalhos Práticos na cadeira “Música Latino-Americana e Argentina” da Universidade de Buenos Aires. Autora de numerosos artigos sobre música acadêmica argentina do século XX, orienta tesistas e bolsistas, é tutora da equipe UBACyT F-831 dedicada ao estudo da música na imprensa periódica argentina e integrante do Órgão de Fiscalização da Associação Argentina de Musicologia.

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Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Heitor Villa-Lobos Em Buenos Aires Durante a década De 1920: Modernismo, recepção E Campo”. 2007. Per Musi, nº 16 (julho): 42-53. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55089.