Concepções da Prática como Componente Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u565594

Palavras-chave:

Prática como componente curricular, Licenciatura em Química, Formação de professores, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo

Este artigo tem como tema de investigação a Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de Licenciatura em Química ofertados no Brasil pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Seu objetivo é analisar as concepções da prática como componente curricular apontadas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das Licenciaturas em Química dos Institutos Federais no Brasil. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se da análise documental e definiu-se como fonte de dados os PPC desses cursos. Para responder às questões propostas, este artigo apresenta, a partir de autores que discutem a formação de professores, a constituição desse campo de pesquisa e seus modelos curriculares, bem como as normativas que instituem a PCC. A análise de dados está organizada em três subtópicos, que discutem a organização curricular dos cursos analisados; os conhecimentos priorizados nas disciplinas que desenvolvem a PCC; e os aspectos do campo da formação docente que são expressos nos PPC.

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Publicado

2019-11-04

Como Citar

da Silva, P. J., & Maciel Guimarães, O. (2019). Concepções da Prática como Componente Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 565–594. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u565594

Edição

Seção

Artigos