Agrotóxicos no Brasil: Uma Visão Relacional a Partir da Articulação Freire-CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Agrotóxicos, Movimento CTS, Abordagem Temática Freireana

Resumo

Na pesquisa em Educação em Ciências o tema Agrotóxicos é considerado promissor para a discussão de aspectos sociais da Ciência e da Tecnologia. Por seu caráter controverso e imbricado em uma malha sociocultural, a sua discussão envolve aspectos de ordem conceitual, política, econômica, social, de saúde pública e ambiental que necessitam ser considerados ao abordá-lo em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho discute algumas das dimensões presentes no uso de agrotóxicos no contexto brasileiro, visando fornecer subsídios teóricos para a discussão do tema numa perspectiva mais ampla em sala de aula. Especificamente, pautado na articulação dos pressupostos do movimento CTS e da perspectiva educacional freireana, são discutidos alguns dos aspectos envolvidos neste tema mediante a construção de uma rede de relações, baseada na proposta da Rede Temática, tendo como referência dimensões relacionadas com a economia; meio ambiente e saúde pública; e políticas públicas e participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polliane Santos de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-2014) e Mestrado em Educação em Ciências pela mesma universidade (2015). Atualmente é professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e cursa o Doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC) da UESC desde 2012 e tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase na incorporação de aspectos da perspectiva freireana de educação no currículo escolar e na abordagem de temas em sala de aula. Atua principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática Freireana, Práxis Curricular via Tema Gerador, Formação de Professores, Articulações Freire-CTS.

Ana Paula Gorri, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Na mesma instituição, atuou como professora substituta nos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Educação do Campo. Fez parte da equipe de produção e desenvolvimento de materiais didáticos do Programa Nacional de Educação Digital - ProInfo Integrado, do Ministério da Educação (MEC). Enquanto professora temporária de química do Estado de SC, desenvolveu o projeto "Games Pedagógicos no aprendizado de química". Apresenta pesquisas e interesses nas seguintes áreas: Educação étnico-racial na formação de professores de química, semiótica e ensino de química orgânica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em processos de ensino e aprendizagem, interfaces de saberes indígenas e conhecimentos científicos, CTS Latino-americano, Educação CTS em museus, produção de materiais didáticos para mídias digitais, formação de docentes do ensino superior para as novas tecnologias de ensino, História e Filosofia no ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Sousa, P. S. de, & Gorri, A. P. (2019). Agrotóxicos no Brasil: Uma Visão Relacional a Partir da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 399–422. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)