Agrotóxicos no Brasil: Uma Visão Relacional a Partir da Articulação Freire-CTS
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422Palavras-chave:
Educação em Ciências, Agrotóxicos, Movimento CTS, Abordagem Temática FreireanaResumo
Na pesquisa em Educação em Ciências o tema Agrotóxicos é considerado promissor para a discussão de aspectos sociais da Ciência e da Tecnologia. Por seu caráter controverso e imbricado em uma malha sociocultural, a sua discussão envolve aspectos de ordem conceitual, política, econômica, social, de saúde pública e ambiental que necessitam ser considerados ao abordá-lo em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho discute algumas das dimensões presentes no uso de agrotóxicos no contexto brasileiro, visando fornecer subsídios teóricos para a discussão do tema numa perspectiva mais ampla em sala de aula. Especificamente, pautado na articulação dos pressupostos do movimento CTS e da perspectiva educacional freireana, são discutidos alguns dos aspectos envolvidos neste tema mediante a construção de uma rede de relações, baseada na proposta da Rede Temática, tendo como referência dimensões relacionadas com a economia; meio ambiente e saúde pública; e políticas públicas e participação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.