O Tema Gerador na Formação de Pedagogas do Alto Sertão Alagoano: da Escuta Sensível ao Planejamento de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10691098Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Paulo Freire, Educação em CiênciasResumo
Investigam-se desafios e potencialidades na elaboração de planejamentos didático-pedagógicos da Educação em Ciências, com base na Abordagem Temática Freireana. Metodologicamente, o trabalho foi realizado na disciplina de Planejamento, Currículo e Avaliação, envolvendo oito licenciandas do 5º período do curso de Pedagogia da UFAL. Obteve-se as informações a partir de diários, portfólios e grupo focal, durante a vivência das licenciandas nas etapas da Investigação Temática, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e organizadas em três categorias: i) Conhecendo a comunidade local; ii) Análise das informações e seleção do Tema Gerador e iii) Seleção do conteúdo programático e elaboração de planos de aulas de Ciências. Dentre os resultados, destacam-se: o protagonismo das licenciandas durante o planejamento de aulas de ciências sob a atuação crítico-analítica e criativa; a compreensão sobre a importância da escuta do Outro como pressuposto fundamental para a obtenção de Temas Geradores; a definição de parâmetros para identificar e analisar falas significativas da comunidade escolar. Chama-se atenção para a importância de aprofundar esses parâmetros, pois podem contribuir na elaboração de perguntas problematizadoras. Ademais, inserções da Investigação Temática no curso de Pedagogia podem potencializar processos formativos coerentes com a proposta ético-crítico da educação libertadora, a partir do exercício da escuta sensível do Outro.
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