O Óleo no Nordeste Brasileiro: Aspectos da (an)alfabetização Científica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11871215

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Desastre Ambiental, Mídia

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar e discutir as atitudes e ações das pessoas frente ao derramamento de petróleo no litoral nordestino brasileiro, e divulgadas na mídia, na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de Fourez (2005). O vazamento é considerado um dos maiores desastres ambientais do país, com incalculáveis impactos ambientais, econômicos e na saúde pública. Vinte e quatro reportagens publicadas na época pela maior mídia brasileira, o Grupo Globo, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, verificou-se que que parte significativa das atitudes e ações frente ao derramamento de óleo não estava amparada por conhecimentos científico-tecnológicos. Os recursos tecnológicos utilizados no monitoramento do óleo destacados pela mídia partiram de iniciativas pontuais, privadas ou estrangeiras. Conclui-se que a ACT poderia conduzir de outra forma as atitudes e ações, promovendo uma comunicação mais efetiva e igualitária entre as pessoas envolvidas diretamente com o derramamento de óleo ou a partir da mídia para a sociedade em geral.

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

Richetti, G. P., & Milaré, T. (2021). O Óleo no Nordeste Brasileiro: Aspectos da (an)alfabetização Científica e Tecnológica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e29065, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11871215

Edição

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Artigos