Uso da História da Ciência para Favorecer a Compreensão de Estudantes do Ensino Médio sobre Ciência
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182641Palavras-chave:
História da Ciência, Natureza da Ciência, Júri Simulado.Resumo
O presente artigo tem por objetivos apresentar uma proposta, fundamentada na perspectiva histórica, de inserção de Natureza da Ciência (NC) de maneira contextualizada na Educação Básica; e discutir como a aplicação de tal proposta favoreceu a compreensão dos estudantes sobre ciências. A proposta foi um júri simulado que envolvia aspectos históricos da Ciência e que teve como tema a vida pessoal e profissional de Marie Curie. A proposta foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal do sudeste do Brasil. As aulas nas quais ela foi desenvolvida foram registradas em vídeo e as falas dos estudantes foram transcritas. Para a análise, foi proposta e utilizada uma adaptação do perfil de Dimensões de Confiabilidade da Ciência como ferramenta de análise de dados. Com o auxílio de tal ferramenta, foi possível identificar e caracterizar os aspectos de NC que permearam as falas dos estudantes durante o júri simulado, assim como o modo que tais aspectos foram utilizados por eles para se posicionar. A partir da discussão dos resultados, foi possível concluir que a aplicação de tal proposta favoreceu a compreensão dos estudantes sobre ciências e contribuiu para uma alfabetização científica mais ampla, ou seja, para a formação de estudantes crítico-reflexivos.
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