Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u321353

Palavras-chave:

Abordagem Metodológica, Meio Ambiente e Educação, Didática

Resumo

Com o objetivo de apresentar metodologias de ensino em Educação Ambiental desenvolvidas em pesquisas no contexto do ensino fundamental, foi realizado um estudo de revisão sistemática nas bases de dados SciELO e Redalyc, a partir do protocolo elaborado por Schiavon (2015). Como resultado, a revisão é composta por trinta artigos em seu corpus, analisados a partir da proposta operativa de Minayo (2014). Foram definidas como categorias analíticas as abordagens do ensino de Mizukami (1986) e como categorias empíricas os tipos de atividades desenvolvidas em cada pesquisa. Os resultados apresentados apontaram para o predomínio das abordagens Comportamentalista e Cognitivista, contudo, também se notou que um mesmo trabalho apresentou aspectos que se encaixam em mais de uma categoria ou subcategoria. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir para a identificação de lacunas na prática docente em Educação Ambiental no ensino fundamental e suscitar novas pesquisas relacionadas.

Biografia do Autor

  • Yasmin Leon Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE - PUCPR). Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo, ministrando as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente tem como objeto de estudo a formação de professores em Educação Ambiental no contexto da Educação Básica, na perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Possui experiência com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

  • Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Vice-líder do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Coordenadora do Núcleo na PUCPR da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Coordenadora do Projeto na PUCPR Pacto Mundial da Juventude pelo Clima - coordenado por Alfredo Pena-Vega do Centro Edgar Morin, EHSS / CNRS, Paris, França. Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental, Complexidade e Transdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na visão da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

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Publicado

2022-05-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35007, 1-33. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u321353