Análise do Conteúdo de Epigenética Abordado nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u693711

Palavras-chave:

Educação, Livro Didático, Ensino de Genética, Epigenética

Resumo

Epigenética é a área da Biologia que estuda alterações no fenótipo que não são causadas por alterações na sequência de DNA. Trata-se de marcações químicas, provocadas pelas interações do indivíduo com o meio em que vive, que interferem na manifestação de suas características e que são herdáveis. Embora o tema seja atual e de impacto social, muitos professores relataram desconhecimento. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar o conteúdo de epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2018 utilizados nas escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram analisados 6 livros e apenas 50% deles abordavam o tema. Dentre estes, apenas 33% apresentaram o conteúdo de forma clara, completa e ilustrada, evidenciando que o assunto ainda é pouco abordado nos livros. Os resultados comprovam a necessidade de revisões mais detalhadas e criteriosas dos materiais que vem sendo aprovados pelo PNLD, para minimizar os erros e a ausência de assuntos atuais da Biologia.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

Quaresma, S., Torres, P. F., Costa, F. de J. ., & Rosse, I. C. . (2022). Análise do Conteúdo de Epigenética Abordado nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e36988, 1–19. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u693711

Edição

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Artigos