História do Ensino de Ciências no Brasil: Do Período Colonial aos Dias Atuais
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u355390Palavras-chave:
Ensino de Ciências, História do Ensino de Ciências, História da CiênciaResumo
Por meio de uma revisão de literatura, este artigo tem o objetivo de apresentar aspectos basilares da história científica e educacional nacional desde o período colonial até os dias atuais para compreender de que forma o ensino de ciências se desenvolveu e se consolidou no Brasil no âmbito das disciplinas escolares e como campo formal de pesquisa. Foram definidas quatro fases (1549–1800; 1800–1950; 1950–1970; 1970–dias atuais) para abarcar os processos pedagógicos, metodológicos, curriculares, investigativos e legais que atravessaram esses diferentes períodos históricos. A perspectiva histórica adotada busca contribuir na constituição da memória do ensino de ciências pela síntese integrativa dos eventos que ocorreram no país ao longo do tempo, propiciando um panorama para educadores e pesquisadores interessados em conhecê-lo.
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