História do Ensino de Ciências no Brasil: Do Período Colonial aos Dias Atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u355390

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, História do Ensino de Ciências, História da Ciência

Resumo

Por meio de uma revisão de literatura, este artigo tem o objetivo de apresentar aspectos basilares da história científica e educacional nacional desde o período colonial até os dias atuais para compreender de que forma o ensino de ciências se desenvolveu e se consolidou no Brasil no âmbito das disciplinas escolares e como campo formal de pesquisa. Foram definidas quatro fases (1549–1800; 1800–1950; 1950–1970; 1970–dias atuais) para abarcar os processos pedagógicos, metodológicos, curriculares, investigativos e legais que atravessaram esses diferentes períodos históricos. A perspectiva histórica adotada busca contribuir na constituição da memória do ensino de ciências pela síntese integrativa dos eventos que ocorreram no país ao longo do tempo, propiciando um panorama para educadores e pesquisadores interessados em conhecê-lo.

Biografia do Autor

  • William Rossani dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando no programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, na linha História e Filosofia das Ciências Naturais, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Possui especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal de São Paulo. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é graduando no curso de Ciências Biológicas (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, com dedicação em estudo nas linhas de pesquisa Prevenção de Violência e Educação Antirracista; Tertúlias Dialógicas e Educação Científica e Tecnológica. Também é integrante do grupo de pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico da UNICAMP. 

  • Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti, Universidade Federal de São Carlos

    Pós-Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas com período de Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pedagoga e Mestre em Educação pela mesma Instituição. Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/CECH - UFSCar), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp. Integra o Grupo FORMAR-Ciências da Faculdade de Educação e o Grupo de Pesquisa em Educação Aplicada às Geociências do Instituto de Geociências da Unicamp. Desenvolve pesquisas e projetos na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Inovação Pedagógica; Tendências da Pesquisa sobre Ensino de Ciências; Ensino de Geociências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação Ambiental.

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2023-05-26

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Como Citar

História do Ensino de Ciências no Brasil: Do Período Colonial aos Dias Atuais. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39233, 1-36. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u355390