Memória e Formação Discursivas na Interpretação de Textos por Estudantes de Licenciatura

Autores

  • Maria José P. M. de Almeida Departamento de Ensino e Práticas Culturais Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino gepCE- FE - UNICAMP
  • Thirza Pavan Sorpreso Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino gepCE- FE - UNICAMP

Resumo

Neste artigo analisamos o funcionamento da memória e da formação discursivas nas interpretações de estudantes de um curso de formação inicial de professores de Física. Essas noções são explicitadas com base na análise do discurso como tem sido desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. O pressuposto básico dessa vertente é a não transparência da linguagem. Analisamos respostas escritas pelos estudantes para questões abertas formuladas como parte de propostas de leitura. A compreensão dos significados produzidos pelos estudantes evidencia que esses significados não são resultantes apenas das condições imediatas de produção das leituras propostas.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Almeida, M. J. P. M. de, & Sorpreso, T. P. (2011). Memória e Formação Discursivas na Interpretação de Textos por Estudantes de Licenciatura. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3986

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