Memória e Formação Discursivas na Interpretação de Textos por Estudantes de Licenciatura
Resumo
Neste artigo analisamos o funcionamento da memória e da formação discursivas nas interpretações de estudantes de um curso de formação inicial de professores de Física. Essas noções são explicitadas com base na análise do discurso como tem sido desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. O pressuposto básico dessa vertente é a não transparência da linguagem. Analisamos respostas escritas pelos estudantes para questões abertas formuladas como parte de propostas de leitura. A compreensão dos significados produzidos pelos estudantes evidencia que esses significados não são resultantes apenas das condições imediatas de produção das leituras propostas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Almeida, M. J. P. M. de, & Sorpreso, T. P. (2011). Memória e Formação Discursivas na Interpretação de Textos por Estudantes de Licenciatura. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3986
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.